quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Bom senso

Acho muito oportuno falar de bom senso no primeiro post do ano. Eu tenho. De sobra. Tem gente que vai torcer o nariz ao ler isso e vai dizer: "Querida, você tem bom senso segundo você mesma. Todo mundo se julga dotado de muito bom senso. Quanta petulância!" Ok, mas eu tenho bom senso. O que me faz sofrer muitas vezes porque a maioria das pessoas não têm (segundo eu mesma). Desde o cara que liga o pisca alerta em pleno Aterro do Flamengo e para o carro na via expressa para fazer xixi no canteiro, passando pelas pessoas que tecem teorias profundas sobre o que aconteceu na vida do outro sem saber da missa a metade, até o colega de trabalho que diz: "Vamos passar por cima dele sim, qual é o problema?" O problema é que o bom senso para ser um bom senso legítimo precisa vir acompanhado de senso de justiça, honestidade, caráter, lucidez. 









Desculpa o espaço tão grande, é que estava procurando por eles. Ufa! Achei. A gente acha sim, em poucos mas acha. E é isso que me faz seguir em frente. Às vezes dá um desânimo profundo e a vontade é de tirar férias de 365 dias na terra do Shrek. Mas é preciso aprender a lidar com isso. E uma vez tomada a lição, a gente tira 10 quase sempre. 


8 comentários:

Wilen Norat Siqueira disse...

Bom, bom senso é bom senso: ou tem; ou não tem.

Como na frase anterior, possuir um senso contento é uma questão dogmática. Cada ponto com a sua vista. Com certeza, exercê-lo é uma tarefa bastante difícil no que tange as barreiras individuais de cada pensamento. Um esforço em vão. A mudança, ou está nos olhos de quem vê; ou vem de uma grande força estranha conhecida, por alguns, de consciência.

Portanto, senso é a ponta da imensa construção da persona. Ser bom é ser finamente notável; o sumo da evolução.

Um forte abraço e que em 2010 sejamos ainda melhores no nosso senso.

Amanda Hora disse...

O bom senso legítimo tbm precisa de noção de respeito, o que tbm parece estar em falta para algumas pessoas.
O duro é aprender a lidar com pessoas assim... Se vc tiver uma receita, publica aqui? rs
Beijos

Emerson Santos disse...

O bom senso me parece um misto de ética, moral e respeito ao próximo. Eu acredito que Isaac Newton foi além da física quando disse que: para toda ação existe uma reação de mesma direção, intensidade e sentido oposto. Se as pessoas pensassem mais nisso as coisas mudariam.
Isabela sou seu fã. Admiro as pessoas que agem e não só reagem.
Forte Abraço.

Marco disse...

Ah, amiga... também tenho sofrido horrores com os "abóboras" da terra dos sem-noção...
Nas últimas duas vezes que fui ao Teatro, foi um padecimento com essas pessoas que acham que bom senso é coisa de americano...
Carpe Diem.

Rita Ericson disse...

Oi Isabela.
Tb acho q sou deste time...
Já leu o texto da Martha Medeiros sobre os sensatos?
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,1147,2793853,14019
Muito bacana
bj
Rita

Selma Boiron disse...

Oi, Isabella! Tanto tempo sem blogar!!! E vim dar logo neste seu 1o do ano a falar sobre o bom senso tão em falta hj em dia...O q seria ele? Bom, tds as definições q vc deu, seus leitores tb e o tal respeito mto bem aqui lembrado q acho q padece do msm problema do bom senso: deixa de existir dia a dia motivado pela disputa q o egoísmo e o sentido de posse impôs às novas gerações. Em parte, culpa nossa q passamos por cima e deixamos de cobrar princípios das pessoas como se seu desaparecimento fizesse parte da evolução humana. Em parte, pela rotina de competição a q somos submetidos desde nossa criação e diante da pouca oferta de td:de postos de trabalho, de comida, de vagas pra estudar, pra estacionar. Ts virou uma disputa! Se a gente começasse a jogar junto, sabendo q aqui é td mundo do msm time, quem sabe...? Utópico, sim, mas não custa tentar! Bjs gentis, Bella ;)

isabella saes disse...

Selminha, que bom ter vc por aqui outra vez!! Pois é, essa vida louca está me tirando tempo de fazer uma das coisas de que mais gosto: escrever. Mas, sempre que posso estou por aqui. Concordo com o que vc disse. Às vezes, a gente acaba colaborando para que as coisas mais simples sejam uma disputa nessa vida. Mas, parar e pensar sobre isso é um sinal de que nem tudo está perdido... Um beijo grande e apareça sempre! Bella.

Ligia Castro disse...

Desculpe, mas só agora achei seu blog. Mas estou amando. Uma vez ouvi um engenheiro dizer:"bom senso?! Ah!! isso não existe! As pessoas se acham feias, altas, baixas, gordas, magras... mas estupidas? Ninguém se acha estúpido. Por isso, bom senso não existe." Infelizmente sou obrigada a concordar com ele. Bom senso é algo muito raro de ve viver.