quinta-feira, janeiro 24, 2008

Matusalém

Não há revista ou qualquer outro veículo especializado em saúde que resista a um artigo sobre novas descobertas para evitar os altos índices de colesterol, as altas taxas de ácido úrico no sangue e por aí vai... É um bombardeio tão grande de notícias, que você acaba entrando no automático e fazendo exatamente o que mandam: passa a comer mais berinjela, agarra todos os potes de linhaça dourada que vê no "Mundo Verde", toma chá branco, preto, vermelho, verde, azul e de todas as cores que a cartilha da saúde aconselhar.

Aí, outro dia, essa mocinha que vos escreve chegou em casa feliz e saltitante com as novas aquisições da loja de produtos naturais: cápsulas de chá verde não viam a hora de ser consumidas, comprimidos de Ômega 3 suavam em busca de um novo organismo onde pudessem combater os radicais livres e biscoitinhos ricos em fibras sorriam, ávidos pelo momento de sua degustação.

Foi quando larguei a sacola em cima da pia e senti meus miolos se agitando dentro da mente inquieta. Uma imagem começou a se formar e, mais um pouquinho, pude reconhecê-la. Era Matusalém! Gente, pára tudo. O personagem bíblico viveu 969 anos!!! Tudo bem que alguns estudiosos dizem que essa conta é totalmente furada, mas levando em consideração as palavras do Antigo Testamento, é isso aí mesmo. E mais: Adão foi pai aos 130, Noé aos 500. E isso, minha gente, na Antigüidade, época em que, segundo meus conhecimentos, não havia cápsulas rejuvenescedoras, elixires milagrosos, sucos da luz e parentes próximos dessas susbtâncias.

Taí, a questão permanece e peço a ajuda de vocês para desvendar esse mistério. Serão as soluções propostas hoje pela ciência pura jogada de marketing e caímos feito patinhos? Serão as pesquisas divulgadas nos meios de comunicação manipuladas para vender mais e mais pílulas que prometem a longevidade? Seriam os heróis da Antigüidade seres criados num laboratório do além, programados para ter vida longa, mesmo sem nenhum recurso?

Louca, eeeeeu?

É nessas horas que você vê o que uma simples sacolinha do "Mundo Verde" pode fazer com um ser humano...

21 comentários:

Anônimo disse...

Sacolinha do Mundo Verde?
É gíria nova do posto 9? :)

Siga sua prescrição,
rir é o melhor remédio.
Só não gargalha demais que faz mal pra garganta.
Aliás, melhoras pra ela.

isabella saes disse...

Obrigada!

Self-destruction disse...

Eita mundinho capitalista selvagem natureba esse onde fomos parar.

Para ser muito sincero, o que mata a gente é o exagero.

Vide Amy WineHouse (sem trocadilho).

Saudades da Dora...

Iztàn.

Unknown disse...

Bella, vou dar um contra-exemplo: a Glória Maria é adepta de todos esses produtinhos pró-juventude-eterna e tá aí, firme e forte! Como ela não confessa a idade, não sei se é páreo pro Matusa, pro Adão e afins; mas que ela tá inteiraça, isso tá!
Chá verde em cápsulas, é? Funciona? O líquido é de doer...rs!
Bjão!

isabella saes disse...

O líquido eu não chego nem perto, menino!!! Mas, em cápsulas, nem te conto... Milagroso!! Aliás, vamos ao Mundo Verde amanhã? Hahaha... Beijos, Bella.

isabella saes disse...

Itzvan! Realmente, o exagero é o nosso grande pecado. Nosso amigo Murilo lembrou bem aí em cima: A Glória Maria toma mais de 100 comprimidos por dia!!! Desnecessário...

Anônimo disse...

Oi Bella,

Não existia essa idéia de produtos naturais mas de repente ele consumia vinho que ajudava aumentar o colesterol bom...mas peraí, 969 anos? ele deveria beber um barril de vinho por dia, aliás como deveria ser o aspécto de Matusalém com 969 anos?

O que importa é a suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou melhor, apesar daquilo que você é...

...hoje não pude ouvir a hora do blush pq minhas férias acabaram e eu não consegui sair antes das 20:00 hs. "A dose química de alegria não rolou hoje pra mim". Espero que o programa de hoje tenha sido legal.

Um beijão linda
Fábio Monteiro

isabella saes disse...

Poxa, Fábio, logo no dia em que falamos de vc ao vivo?! Tudo bem, a gente perdôa vc... Mas só dessa vez, hein!

Anônimo disse...

Oi Bella,
Você tá falando sério? Não vou me perdoar por isso...tomara que o comentário tenha sido bom.
Abração,
Fábio

Marco disse...

Olá, Isa, a Bella. Você me chamou e aqui estou. Como sempre.
Querida, não se impressione com a Bíblia. Nenhum homem jamais viveu tanto como ela diz. Infelizmente, as nossas células começam um rápido processo de envelhecimento tão logo o embrião é formado. Eu também sou devoto da "sacolinha do Mundo Verde". Tomo chá verde, farinha de casca de maracujá, linhaça, o escambau. Aproveito os recursos modernos que expandiram a expectativa de vida para muito mais do que a humanidade já alcançou. Com Bíblia ou sem Bíblia. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

isabella saes disse...

Eu não me impressiono com a Bíblia, não, Marco! Foi só uma brincadeira!!! Beijos.

Anônimo disse...

Oi Bella,
Você acabou de me fazer derrogar os procedimentos de qualidade da minha empresa...coloquei um rádio na minha mesa pra ouvir a hora do blush...espero não ser demitido por isto...
Um beijão,
Fábio Monteiro

Isa Colucci disse...

Olá, Isabella!

Registrando minha primeira visita ao blog (mais uma ouvinte do blush!, mas a gente fala sobre isso na comuna...rs) e aproveitando para comentar o post...

Nunca liguei muito pra essa história de longevidade. Na verdade nunca liguei muito para quantidades.

Acho importante ter uma alimentação razoável pra que se tenha uma boa qualidade de vida (afinal de contas não tem nada mais desagradável do que não caber na nossa calça ou vestido favorito...rs), mas abrir mão de belos momentos de prazer gastronômico também não dá!

O equilíbrio é fundamental!

Agora, nessa disputa de idades o Raul com seus 10.000 anos está levando a melhor!!!

Beijo pra ti!!!

Isabela Colucci (com um "L" só, mas dois "C"...rs)

isabella saes disse...

E não é que eu não tinha pensado nisso, menina?! Raul deixa Matusa no chinelo!! E olha que na época dele também não tinha nada disso... Hehe... Isabela, valeu pela audiência e pela visita ao blog. Seja sempre bem-vinda. Vou agradecer sua visita no ar!! Beijos.

Self-destruction disse...

Aldous Huxley em "Admirável Mundo Novo" descreve a pílula da longa vida e da felicidade: O SOMA.

isabella saes disse...

Bem lembrado, Iztvan. É mais ou menos isso... "Dominados pelo sistema em prol de uma aparente harmonia na sociedade".

Anônimo disse...

Oi Bella,
Com ou sem pílulas milagrosas, mil anos, dez mil anos, linhaça, cha verde..., tenha um ótimo carnaval...de preferência 1000 anos a dez...
Um grande abraço,
Fábio Monteiro

Anônimo disse...

Belzinha
Estava eu aqui quietinha no meu canto, me deliciando com seu blog e comentários, mas uma coisa não passou em branco em meus pensamentos.
Na época de Matusa, Adão, Noé...não tinha hora do RUSH, não tinha IPTU, IPVA, não tinha exame de sangue para saber do colesterol ou ácido úrico, não tinha Igreja Universal, etc. A lista é imensa.
Já parou para pensar nisso?
Beijos de sua amiga,
Re

isabella saes disse...

E nem "Hora do Blush" para amenizar o stress alheio... hehe... E não é que faz total sentido?

Beijos!!

Luiza Sarmento disse...

Bela,
Acredito mesmo que essa "pessoa" que escreveu a bíblia era um tanto exagerada. Devia ter algum tipo de fixação por zeros à direita, e tomou a liberdade de romancear.
O que tornaria adão, um rapazote espevitado, curioso e precoce (nada muito longe da nossa realidade de hoje); e Noé o digníssimo inventor do viagra natureba. Terá ele descoberto o ginseng ou a catuaba? Se ele descobriu, ou não, é difícil dizer - Devia estar mais preocupado com a previsão do tempo, que naquela época conseguia ser mais imprecisa que nós duas, juntas -, mas certamente, o casalzinho de codornas já botavam seus ovinhos, na arca do Noé...
...Mas concordo com o Fábio Monteiro, quanto à mudança dos estilos de vida... sem a televisão, e os padrões impostos por ela. Sobra tempo, auto-confiança, enche-se mais a cara, e logo: Reproduz-se mais! Bingo!
Talvez seja essa a tal fonte da juventude! Sem os frios no café, e o chocolatinho amargo nos intervalos, claro!
Ou se tudo isso for uma grande viajem ainda existe a possibilidade, de eles terem tido filhos com as suas caras cuspidas e escarradas... por gerações e gerações... o que levaria a imprensa da época a se confundir um pouquinho.

Quem dá mais? ...Se é que alguém nesse mundo ainda dá alguma coisa de graça...
Mas não duvide:
Só o "Mundo Verde" vende mais saúde !(Eles podiam pagar esse merchand pra gente, né?!)

Muitos beijos!
Lu

isabella saes disse...

Haha!!! A gente ia fazer muito sucesso nessa época como as garotas do tempo!!! E íamos nos divertir com vida eterna e nossos companheiros!! Paulão e Gregório Ivanovich que se cuidem... Hahahaha... Beijos.