segunda-feira, abril 28, 2008

Cada vez mais jovem

Minha gente, e não é que mais uma primavera se aproxima?! Dentro de dois dias completo 32 aninhos, com corpinho de 31, o que faz uma senhora diferença, nem vem! Eu adoro fazer aniversário, curto muito essa síndrome de Vera Fisher: quanto mais velha, melhor e por aí vai. Mas, o supra-sumo de envelhecer - sei que já escrevi sobre isso no post "Chega de Saudade", mas agora é uma visão de outro ângulo - é notar as sutis diferenças no seu olhar, seja ele sobre si mesmo ou sobre o outro. Prefiro falar da parte do "si mesmo" porque a "do outro"já vira fofoca...

Eis aqui dez das muitas coisas que mudaram nesta mulher, de 32 anos, que vos escreve. E já aproveito para lançar a pergunta que não quer calar: você - que tem essa idade ou está próxima dela - também anda notando coisas parecidas?

1 - Nunca dei tanto valor à maquiagem. Leve, natural, ela me acompanha aonde vou. Não é que esteja velha, com cara de dedo depois de um longo mergulho. Você que já estava aí comemorando, mulher invejosa que é, pode tirar o cavalinho da chuva. Mas é que a pele pede um tapinha aqui e outro ali depois de um certo tempo de uso.

2 - Nunca fui tanto a lojas de produtos naturais.

3 - Ando mais consciente do perigo e, consequentemente, com mais medo. Não, não estou com a doença do pânico. Não coloque no comentário o telefone do psiquiatra que cuidou daquele seu parente distante... É um medo controlado, que não me paralisa.

4 - Nunca dei tanto valor a uma boa relação a dois. Mais do que um bom emprego, um salário decente... Uma boa relação a dois é o meu elixir para viver bem a vida. Se ainda não chegou a sua vez, não se apresse: é melhor não ter ninguém do que ter um tormento.

5 - Nunca chorei tanto. Nada de tristeza. De emoção mesmo. Filmes, peças, noticiários, histórias que minha faxineira conta, Globo Repórter... Nossa, mexem muito comigo.

6 - Falo mais o que quero. E isso me faz um bem que você não pode imaginar.

7 - Fui vencida pelo colesterol alto. Tomo remédio. E estou suuuuuper bem. Mas, com dez anos a menos, não imaginava que meu coração acumularia gorduras tão cedo. Bom, se for pensar por aí, também não imaginava que elas - as gorduras - se localizariam tão precocemente naqueles lugares que elas jamais deveriam estar, tipo a bunda. Mas, tudo bem. Eu hei de vencê-las também.

8 - Tenho mania de olhar para pessoas mais novas e comparar comigo naquela época. E noto que eu era bastante diferente, na maioria das vezes. Pra melhor. Ando cada vez mais modesta também.

9 - Penso mais no futuro. E é tão bom poder pensar em "construir".

10 - A tolerância tem se mostrado uma prática incrível. Muitos frutos que ando colhendo na vida vêm dela.

Ufa! Não sei explicar, mas envelhecer é tão bom, tão maravilhoso que - mesmo não sabendo se estou preparada para as rugas e para as reclamações do corpo - eu digo, com "catiguria": é a melhor coisa que pode acontecer a todos nós. Saber envelhecer é sentir-se cada vez mais jovem.

42 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto, Isabella.
Em duas semanas eu completo um ano na casa dos 30, ou seja, chego aos 31.
E como você, tenho feito reflexões sobre os anos que passaram e tudo que se transformou de lá pra cá. Hoje faço planos como nunca, e os objetivos estão muito mais claros.
Como você, sinto muito orgulho da idade, da carga de conhecimento que acumulei e da pessoa em que me transformei. Acho que no meu caso, o que aconteceu de fato foi que minha auto-estima melhorou muito.
Me sinto mais jovem, ainda cheio de expectativas e com muitas coisas a realizar. Até mesmo mais charmoso, apesar de algumas rugas, tenho que confessar ;)
Percebi também que sinto o mesmo medo que você mencionou. Um medo saudável, que me obriga a estar mais preparado e a correr menos riscos. Acho que é uma consequencia natural da experiência. Mas não tenho medo de envelhecer. Nem um pouco.
Tenho certeza que os 40 também serão ótimos, com muitas novidades por vir. Mas ainda temos que aproveitar os 30 plenamente da mesma forma como aproveitamos os anteriores.

Selma Boiron disse...

sPerdoe-me a observação mas, esta lista de 'novas descobertas', cabe ao amadurecimento mas em muito se parece com a maternidade. Quem sabe não é um sinal natural da chegada deste momento? De qq modo, do alto da minha década adiante, permito-me uma recomendação: aproveite bem esta década para que passe à próxima com tranquilidade e perceba alguma ternura nela tb. E depois, e depois, e depois...

isabella saes disse...

Oi, Nando! Acho que é a sua primeira vez por aqui, certo? Seja bem-vindo! Que bom que você pensa como eu e, assim como você, tenho certeza de que os 40, 50, 60, 70... vão ser muito bons. Mas, enquanto os reumatismos e outros "ismos"não aparecem, aproveitemos o que essa década tem de melhor!!

Selminha, você e seus comentários sábios. A maternidade pode até estar falando aos meus ouvidos, mas ainda muito baixinho. Quem sabe, em breve, ela não resolve aumentar o tom de voz?! Você tocou num ponto crucial: tranquilidade. Essa eu quero que me acompanhe para, como você mesma disse, perceba sempre ternura nas décadas que vêm pela frente!! Seja sempre muito bem-vinda por aqui. Beijo.

Anônimo disse...

Repi bafidei tu iu,
Repi bafidei tu iu,

Repi bafidei diir Bella

Repi bafidei tu iuuuuu,

Mais um pouquinho de uuuuuuuuuuuuu.

Iztván.

isabella saes disse...

Tenkiú, sumido!!

Unknown disse...

Lindona, que delícia esse teu texto. Ri muito, sobretudo com a "cara de dedo". Você tá longe disso...
Bjão e felicidades! Acho que você tem um certo quê da linhagem dos Fischer mesmo!!!

isabella saes disse...

Uauuuu!!! Adorei o "quê" da linhagem Fischer!!! Agora é que eu fico metida!!! Hahaha... Beijos, queridão.

Anônimo disse...

Essa coisa de blog é mesmo o máximo, veja só, eu, uma ouvinte do programa na minha volat pra casa, aqui,no seu blog comentando esse seu post desabafo(?)
é isso, eu, hoje com 48 anos comecei a passar por isso tudo, até escrever um blog, coisa que nunca tinha pensado em fazer na vida.
Envelhecer ideal é isso, se amar o suficiente para encontrar as grandes vantagens da experiencia de vida.É ter foco em tudo que se "sonha", transformar o "medo" em precaução, afinal, nós já passamos pela ousadia irresponsavel deliciosa da adolescencia, agora temos controle de qualidade.
Fui mãe aos 32 anos,pela segunda vez, aos 48 como sempre, estou recomeçando, voltei para minha pintura e com foco. Sou feliz.
Parabéns pelo aniversário e pelo programa.
Ah! Toma agua de beringela em jejum, coma mais peixe e faça algum tipo de exercicio, o colesterol vai abaixar.
Muito Prazer!
Monica

ღ Izabella Coelho disse...

Xará!

Primeiro de tudo PARABÉNS! Só entrei na internet agora (já dia 1º de maio). Acompanhei o programa e queria estar online pra desejar a vc um feliz aniversário. Apesar de ter passado do dia é de coração, viu?!

Além do mesmo nome temos a mesma idade. Eu completei 31 anos no dia 6 de janeiro. Confesso que ainda me assusto com a frase: sou uma balzaquiana. Já ouvi tantas coisas a respeito da nossa idade que achei que algo mágico fosse acontecer quando minhas 30 primaveras se completassem. Talvez por ser a irmã caçula (muito mais nova que minhas irmãs) eu tenha me acostumado em sempre ser a mais nova e a idade ainda assusta.

Claro que estou mais lúcida. E também um pouco menos paciente com gente fútil. Vc tem toda razão em relação ao seu top 10 de mudanças. Vamos aos comentários:

1 - Maquiagem: um blush (ou rouge, hahaha) na cor certa para a pele, um rímel transparente e um bom brilho labial fazem milagres, é verdade.

2 - Adoro uma "loja verde". Sempre que entro em uma nasce uma vontade irresistível de experimentar alguma coisa nova, algum chá, incenso, qq coisa. Aos poucos minha tara por papelaria está sendo substituída por uma tara por produtos naturais (ainda bem). Minha saúde e meu porta-lápis (abarrotado de canetas lindas que nunca usei) agradessem.

3 - Estou com medo de sair de madrugada. Antes andava leve e solta pela noite. Mas não pensei que fosse coisa da idade e sim da grande violência que nos cerca.

4 - Parece incrível: no sábado vou mudar e morar com meu namorido. Uma relação estável e saudável é fundamental para nossa caminhada.

5 - Choro muito. Minha revolução de saturno veio com toda força e mudou minha vida completamente. Meu pai faleceu no final do ano passado, vou mudar de casa, estou procurando emprego (não dá mais para apenas estudar para concurso), minha empregada de 8 anos vai embora. Tudo ao mesmo tempo agora. Choro de felicidade e de um pouco de desespero diante desse mundo novo. Faz parte.

6 - Sempre falei muito, rs.

7 - Não faço exame de sangue há meses. Vou até dar uma olhada, hahahaha.

8 - Acho os jovens de hoje com menos respeito pelas pessoas em geral: com idosos, com grávidas, com os pais. A tecnologia trouxe grandes benefícios, mas tb eles ficaram mais perto de algumas doenças modernas.

9 - Com a morte de meu pai penso no futuro mais do que nunca...

10 - Gentileza sim, mas tenho que exercitar mais minha tolerância. Meus nervos andam a flor da pele.

Muito bacana seu texto.
Beijão enorme!
Bella

isabella saes disse...

Monica, querida! Que comentário legal! Seja sempre bem-vinda por aqui. Que bom que você está focada na sua arte, que me parece ser a pintura, pelo que vc disse. Admiro muito os pintores, eles vêem a realidade de uma forma tão particular e sensível... Meus preferidos: Dali, Magritte e El Bosco. Bom, quanto à berinjela, a água nunca tomei, mas adoro ela em conserva, de aperitivo ou na salada... E quanto ao colesterol, obrigada pela dica, mas sou corredora, malho bastante, como um oceano por dia e o meu colesterol - como é genético - só reduz mesmo com remédio... Grande beijo e apareça sempre, Isabella.

isabella saes disse...

Xará!!!! ADOREI as suas observações sobre os meus tópicos!!! Não posso deixar de te dar os parabéns por tantas mudanças, principalmente pela opção de vcs de juntarem os trapos. Vc vai ver que dividir o mesmo teto com quem vc ama é incrível. Cada dia você descobre uma coisa nova (nem sempre são assim, como vou dizer... coisas boas... vc vai achar coisas como cuecas penduradas no ventilador de teto, mas tudo bem... hahaha). Olha, cuide bem dos seus nervos, não os deixe tão à flor da pele assim e tenha muito equilíbrio e serenidade. Tudo vai se encaixar. Às vezes a vida tira algumas coisas do lugar mesmo. Afinal, para arrumar é preciso bagunçar um pouco antes... Um grande beijo e seja sempre muito bem-vinda por aqui, Bella.

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Hi Isabella!
What a wonderful text! I enjoyed it very much!

Parabens!!!
A very happy belated Birthday for you! I hope you had a wonderful day!!! :)
My Birthday is close to your's... mine is coming on the 10th May, another year older but I never feel this in my mind and body, I still feel as though I am 20 something...

Speak to you soon amiga,
Beijos!

isabella saes disse...

Me too, my friend. Year after year, i feel i get younger!! Talk to you soon!!!

Anônimo disse...

Bellezza?!

Sabe, acho que uma das coisas que nos mantêm vivos, além do chocolate é claro, é nossa capacidade de aprendermos coisas novas, de nos surpreendermos todos os dias e de desaprendermos algumas burrices que carregamos desde algum remoto cantinho do passado.

Quando não se há mais nada de novo, pra curtir ou pra comer, aos 5, 13 ou 97, pra quê viver?

Iztvàn.

isabella saes disse...

Apoiado, Iztvàn. Só trocaria o chocolate pela limonada... Hehe...

Jean disse...

Isabella, this is a beautiful post, explining and describing yourself beautifully. And I see that we are very similar in many aspects!!! have a great birthday! Hugs!

isabella saes disse...

Thank's Jean! It's so good when we find out that we have many things in comon with other people!!! It helps us not feeling alone...

Bárbara Pereira disse...

Bella, querida.

Concordo com você em quase tudo. E olha que já estou me preparando pros 4.0!!! A única coisa que quero ressaltar é quanto ao choro ao ver Globo Repórter! Gostaria de entender melhor esse item, porque o programa geralmente é sobre baleia ou mico-leão-dourado... dá pra chorar vendo pela milésima vez a história desses bichos???

beijos e saudades!

isabella saes disse...

Hahaha... Até mico leão dourado me faz chorar... Baleia, então, nem se fala, porque me lembro do regime que tento iniciar toda segunda-feira!!! Haha... Não é todo Globo Repórter que é sobre bichos, etc... Mas, confesso que uma história emocionante sobre o reino animal pode me arrancar lágrimas... Beijos.

Anônimo disse...

Parabens Izabella

É fato, as mudanças são para melhor, no quesito saber falar o que sente, cuidar mais da pele...eu acho muito bom, quesito relacionamento fiquei mais EXIGENTE!! mas ta bom!!

bjs Carmen da comunidade!

Marco disse...

Mas Isa, a Bela... Você está se achando "envelhecida" aos 32 anos???? Acredite, palavra de que tem um pouco mais que 32 anos: o pior e o melhor ainda estão por vir. O melhor é sentir que a sua argúcia, sua capacidade de raciocínio, de crítica e de criação vão melhorando com o tempo. O pior é sentir dores onde você nunca sentiu antes, o simples gesto de se espreguiçar, pode fazer estalar e doer partes do corpo que estavam legais até ontem.
Você está linda, sempre foi linda. Desde a primeira vez que eu te vi, te achei linda.
Anda chorando à toa? Rá! Você não viu nada. Eu hoje choro até vendo desenho animado na TV!
E, é claro: saber envelhecer é o grande segredo. Tem gente de 189 anos que ainda não descobriu como envelhecer de forma sábia e digna.
Carpe Diem. Aproveite o dia e vida.

isabella saes disse...

Marco, querido! Não me sinto envelhecida de forma alguma, pelo contrário, à medida que o tempo passa, fico cada vez mais jovem!!

Carmen, obrigada pela sua visita e seja sempre bem-vinda por aqui!!! Fique exigente, mas nem tanto...

Unknown disse...

Bella, tô tentando te mandar um email desde o dia do seu niver, mas eles voltam! Não sei se sua caixa está cheia...Bom, eu e o Gui queremos te dar os parabéns e te desejar muita coisa boa, viu? Acho, que mesmo um "pouquinho" depois do dia, continua valendo, né?

Beijocas e sucesso!!!

isabella saes disse...

Elisa, querida!!

Obrigada pela lembrança e manda um beijão para o Gui tb!! Não sei o que há com o meu e-mail... Aparentemente, ele está normal.

Beijos.

Anônimo disse...

há temos não passava aqui e...
nossa!!!! mas caiu como uma luva esse texto!!!


bj bj.

MR

isabella saes disse...

Que bom!!! Mas não fique tanto tempo assim sem vir...

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Isabella,
Eu li agora sua Virb perfil! Muito bacana sua curriculum!
Eu confesso eu nunca vi vc em Telecine :(
eu sempre assistiu aquelas canais algumas anos atras mas desde eu mudou de casa eu ficou com a Direct Tv e nunca tinha meus canais de filmes favoritos! agora não tem nada de televisão, pode acreditar?! pq cancelou meu Direct Tv quando SKY comprei e vai mudar casa de novo logo... com certeza no minha casa novo eu vai assistir suas reportagems com muito orgulho!
Beijos amiga! Speak soon!

Anônimo disse...

Olá Isabella, tudo bem? Não sei se vc vai lembrar de mim, mas nós já nos esbarramos na Globosat e depois na comunidade do Fervil Vive (a comunidade ainda vive?). E c trabalhou com a minha irmã, a Bruna.

Bom, achei o link pro seu blog em uns emails antigos que estava revirando hoje.

Bom voltar aqui e esbarrar com esse texto. Me sinto assim em muitas coisas. Eu gosto de estar mais velha, mas eu sinto, junto com a tranquilidade, um certo senso de urgencia que eu nunca tive. Isso é meio tenso.

Mas apesar de ter menos energia do que eu tinha, e estar meio acima do peso, eu até que me acho mais bonita hoje (pode ser que eu esteja viajando na maionese, mas não importa, né? ;)

Bom, queria só deixar um beijinho, vou tentar vir aqui mais vezes agora.

isabella saes disse...

The Brit! Que bom que vc foi lá no meu perfil, bacana!!! Bom, quando vc voltar a ter canal a cabo, me avisa! E não esqueça de deixar sua opiniãpo por aqui!!!

Olá, Baxt!!! Se não me engano seu nome é Bárbara, certo?! E Bruninha, como está?! Mande um super beijo pra ela. Que bom que vc entrou aqui, veio me visitar e pretende voltar!!! Fico feliz!! Pois é, acho que as pessoas que regulam com a nossa idade acabam se identificando com esse texto mesmo. São tantas emoções, como diria o Rei Roberto... Mas fico muito satisfeita em saber que vc se sente mais bonita hoje em dia. Não é viagem, não. Confie nos seus sentimentos!!! E quanto à tensão, normal... Só não deixe essa urgência tomar conta de vc e não te deixar respirar tranquila. Beijo grande e bom ter vc por aqui.

isabella saes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Com certeza amiga!
eu acho eu vai mudar dentro de 1 ou 2 meses... To indo para Petropolis! :)
unico coisa eu realmente ODEIO e mudando todos as coisas! - packing, unpacking, que coisa mais chato no mundo... ninguem merece! rsrs
Beijos!

isabella saes disse...

Petropolis!! Vc vai morar lá?! Que bacana, adoro aquela terra!! Boa sorte.

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Sim, eu adoro lugares com ar puro! mas claro vai sentir muitos saudades da praia :( mas só ficar 30 minutos do Rio.
Tb e muito melhor por meus caes, já tem 3 "filhas" agora! rsrs (Bridget a Labradora, Minnie a pinscher micro micro e Lucy meu vira-lata quem eu pege na rua quando ela tinha só 4 semanas de idade - abandonada da mae e/ou os donos - eu pegou ela na hora, não pode ver ela tão bonitinha na rua...)
Quando eu tem churrasco vc ja estar convidado ta?!

maker disse...

oi querida, tudo bem?, tava ouvindo hoje o comentáario do wilker e lembrei do "American Splendor" simplesmente faz a diferença nesse mundo estranho. bjs. Vou aproveitar e deixar um abraço pro "the brit". good luck my fellow!

Unknown disse...

Tsc, tsc, tsc...não se bloga mais nessa casa não, é?
Lamentável...o povo vai envelhecendo e tomando horror da tecnologia!!!rs...
Bj, Lindona! E saudade de você e da taça onipresente!!!rs

isabella saes disse...

Murilo, querido! Passei no seu blog e dei uma boa desculpa!!! Hehe...

Maker, vc estava sumido! Não sei de que comentário do Wilker vc está falando, mas se te fez lembrar de algo tão bacana como "American Splendor", tá valendo!!!

maker disse...

Oi querida, vc é uma gracinha, te amo incondicionalmente como deveriamos amar uns aos outros, sua alegria é contagiante. Sofri um pequeno acidente e fiquei de molho duas semanas, por isso dei uma sumida, na semana seguinte caiu uma árvore no meu carro, "sorte" que foi na pickup, se fosse no outro tinha acabado, então, antes que caísse um raio na minha cabeça, me enfiei em baixo da cama torcendo pra que ela não desmontasse. Um grande bj, tenho muito carinho por vc, tenha uma boa semana.
(no endereço a seguir tem uma matéria interessante "2012 o ano em que perderemos contato", fala de eventos ocorridos em 1859, 1989 e coincide com algumas previsões para 2012.)
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=7475&onde=2

Anônimo disse...

Tô conhecendo seu blog agora, que menina danada você, hein? Show de Bola. Ouvia você na radio mas não imaginava uma menina tão inquieta. Não devo pertencer ao público target do programa, pois já tenho 5.2, mas mesmo assim adoro vocês duas. Companheirinha de colesterol alto, não se apavore. Tem muita comidinha deliciosa e saudável nesse nosso mundo. Existe até uma corrente mundial da comida vegetariana sexy, coisa do terceiro milênio. Tudo de bão.

Luiz Conté

isabella saes disse...

Maker, melhoras pra vc e pode deixar que entrarei no site recomendado.

Luiz, seja sempre bem-vindo!! Quer dizer que somos companheiros de colesterol alto?! Eu sei que existem comidinhas incríveis, que ajudam a baixar os níveis do colesterol ruim no sangue e tal. Mas o meu é tinhoso, menino. Ele só vai embora com remédio. Eita gordurinha safada essa. Obrigada pela visita e volte sempre.

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Isabella,
tudo bem?
Aquele filme o que vc me recomendou foi Excelente! (Into The Wild) e depois 3 dias eu ainda ficar pensando nela, que historia triste!! mas e um filme cheio de poesia e beleza de natureza tb, aquele cara tocou muitos pessoas e ajudar eles ne?! adorei!!
ahh eu tb assistiu "El Orfanato"! mais uma dica otimo de vc! incluido o que meu pai comprou essa filme em Dvd pra mim do Espanha mesmo! (vem com legendas em Inglês, widescreen e som original 5.1, 2.0 e DTS para home theatre! o que eu acho não vai tem quando e lançado aqui em Brasil) depois eu vai gravar esse pra vc juntos com algumas outras importados meus e mandar pra vc para Paradiso...
Bjs amiga

isabella saes disse...

Oba!! Que bom que vc gostou e que bom que eu vou ganhar DVD com filmes de bom gosto! Estou esperando!! Obrigada!!

maker disse...

oi isabella sei que vc se interessa por uma boa causa :

Pessoal, já foi tudo aprovado, só falta o Prefeito Cesar Maia assinar para que o terreno de mais de 10.000 metros quadrados seja finalmente cedido a SUIPA, que possui mais de 6 mil cães e ainda presta assistência veterinária a preços populares para população pobre do Rio.
Vamos lá...assinar e repassar...
petição de terreno inativo p/ suipa.

http://www.petitiononline.com/27042008/petition.html

Georgia de Moraes
21-32082076