segunda-feira, março 03, 2008

Conga - A Mulher Gorila

Leitora quase assídua da "Super Interessante" que sou, deixo aqui registrada a minha surpresa em descobrir, através da edição de Janeiro/08, que "Conga - A Mulher Gorila", aquela moça "sexy" que se transformava numa macaca louca, desvairada dentro de uma jaula muito da tosca, no Tívoli Park, teve origem num personagem real: a mexixcana Julia Pastrana.

"Nascida em 1834, Julia desenvolveu uma forma severa de hipertricose, doença raríssima que atinge uma em cada 300 milhões de pessoas, deixando o corpo coberto de pelos pretos."

Julia foi descoberta por um comerciante e passou a ser exibida em freak shows, que divertiam a audiência da Europa e dos EUA, nos séculos XIX e XX. Morreu aos 26 anos, durante o parto de seu único filho, que também faleceu três dias depois de vir à luz. O mais macabro dessa história toda? O empresário mandou mumificar os dois cadáveres e continuou a exibí-los. Mais tarde, as múmias passarm às mãos de um showman norueguês que viveu às custas de mãe e filho por vinte anos... Hoje, finalmente, Julia e sua cria descansam no Instituto Forense de Oslo, longe da curiosidade alheia.

É nessas horas que a gente descobre que não sabe mesmo é de nada. Tudo bem que saber que a Conga tem origens no México, etc e tal não é a coisa mais importante do mundo. Mas, confesso, pra mim é um prazer me informar sobre coisas que não interessam à grande maioria. Mais do que nunca, a teoria - que já virou clichê - de que "Nada se cria, tudo se transforma" é mais do que pertinente no mundo de hoje.

Ah! E desculpem a sessão nostalgia, mas não posso deixar de me abater ao realizar que os incríveis tempos de Conga, no Tívoli Park, não voltarão jamais.

29 comentários:

Anônimo disse...

NOssa, hoje estou vasculhando o seu blog, e já até deixei uma mensagem de apresentação por aqui, não lembro onde...rsrs mas agora acabei de ler essse post e, putz, também adoro me informar a respeito de coisas que ninguém, ou quase ninguém, se importa. Porque acredito que é importante expandir a mente e não ficar apenas se limitando àquilo que todos acreditam ser importante. Afinal, por acaso alguém sabe o que realmente importa? rsrsrsrsrs Ah, além do mais é o que eu mais costumo dizer: tudo é relativo e relevente!!!!! rrsrsrsrsrsrs Aproveitando para reiterar meu último post (procura aí q vc va gostar, com certeza...rs) vc tem um olhar tão lindo quanto a voz, O programa não é o 'Fantástico' da Tv Globo mas está cada dia mais fantástico, não perco um e....manda um adeus de miss pra mim? Aposto que vc não tem uma ouvinte de 24 anos mais assídua!!!!! rrsrsrsrsrs, bom pode até ter, né?rsrsrsrsrsrsrsrs se ela for como eu.....rsrsrsrsrs Ah, beijos para a Luiza, mas cá entre nós, vc está batendo um bolão no humor!!!!! E os seus comentários, vc sai com cada uma!!!!! Às vezes me pergunto "como pode"? Bom, as minhas amigas aqui da Freguesia em Jacarepaguá tb adoram o programa, mas são muito preguiçosas para escrever, ou digitar ou qualquer coisa que o valha. Beijão da Ana Kabareth e assim que eu lembrar ou ficar sabendo de qualquer coisa do tipo chocante e/ou surreal deixo aqui no post pra vc.rrsrsrsrsrsrs ^^@^^

Ana Kabareth disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Kabareth disse...

Ah, a nostalgia é o óleo essencial que ajuda a mover a engrenagem dos nossos setimentos. Se aassim não fosse, todos os sentimentos seriam levados pelo tempo e nossas almas ficariam vagas de essência e veleza.
bjos, pra ti.
Ana.

(P.s apaguei, reeditei e a msg anterior era essa, com 'leve' alteração) see you........

Isabela disse...

É Bella, eu já prefiro aquela outra frase... Nada se cria, tudo se copia!!!

Bjo!!!

Ana Kabareth disse...

Valeu, Belinha!!!!! Acabei de ouvir vc no programa e muito obrigada pela lembrança, valeu pelo alô!!!! Estou plugada na net e ouvindo vcs!!!! Vocês são show e vc é demais!!!!
Bom, como vcs acharam grça do apelido...rsrsrsrs...eu explico: cara eu tenho 24 aos e toco violão desde os 14, só que no começo eu tocava tão bem quanto uma porta!!!! Aí, até aprender eu enchia o saco do pessoal lá de casa, e o povo ia agüentando...até quando todo mundo ficava p...(rs)meu pai puxva o coro em uníssono: "chega né, ô cantora da cabré?"rsrsrsrs Viu, como ele me incentivava? rsrsrsrs só que esse negócio de 'cantora de cabaré' pegou e hoje que eu já toco melhorzinho, diga-se de passagem, resolvi adotar esse apelido "gentil" fazendo umas adaptações gráficas para ficar mas simpático...rsrsrs . Ah, a mensagem apagada fui eu quem escrevi mesmo, mas errei a parada e ops! fiz de novo. Desculpe aí pelo textão, mas hoje estou cheia de idéias. bjão, e obrigada. Ah, tudo de bom pra vc!!!! Fui....ali e deposi volto.bye.........

maker52 disse...

Sinto o seu pesar por Julia Pastrana e sinto tb sua admiração por conga, talvez, na sua cabecinha, estejam tão próximas quanto distantes. Discretamente estamos presos "infinitamente" em um dia, assim como o arrogante Phil (Bil Murray) onde todos os dias são o mesmo dia em Feitiço do Tempo (Groundhog day, "dia da marmota" no título original), a menos que a gente interfira nos acontecimentos. Frase do filme - O primeiro passo é sempre o mais importante.
Meu amigo Alceu ficaria feliz em saber que vc curte a super interessante ele agora é diretor de arte da capricho.
Tive mais uma surpresa hoje ao buscar o nome Adriano Lucas, vi que ele assinou contrato com a Marvel, já fez até o homem aranha, e aí nada demais se vc não soubesse que até pouco tempo ele era cortador de cana na cidade que morei no interior de SP e o convidei pra ser meu assistente de arte, onde ele e o Andre começaram a trabalhar com o photoshopão, como eles diziam e detonaram meus computadores algumas vezes, não foi dramatica como a transformação da conga no tivoli mas foi uma grande transformação.
um grande bj

isabella saes disse...

Ana, super obrigada pela audiência e pelos comentários em tantos posts! Que bom que você gostou da referência que fizemos a você no programa!! Continue sempre ligada!!

Xará, também gosto dessa frase!! Pena que ela fica cada vez mais verdadeira nesse mundo! Hehe...

Maker, é muito bom saber que gente que corta cana vira diretor de arte, desenhista, ilustrador ou o que quer que seja... É bom ter provas diárias do poder da transformação. Quanto ao Bil Murray, prefiro seu personagem em "Encontros e Desencontros". É gente como a gente, por mais que tentemos negar... Aliás, se fizermos uma análise metafórica da questão, Conga é gente como agente, não é?! Hehe...

Iztvan disse...

Boa tarde.

Jamais assisti a tal macaquice, muito mais por ser um cagão do que por falta de oportunidade.

Mesmo após descobrir o truque da transmutação, não me animei nadinha.

Precisamos de um truque para sermos algo interessantes?

Sendo apenas "isso o que somos" não temos o menor "appeal".

E por falar no bom e velho Tivoly Park, de saudosa memória, fizeram o tal do Terra Encalhada que é até bacaninha, mais é longe pra dédeu, não dá tesão nem de ir.

Quem sabe uma mulher-melancia se transformando num gorila que ensina álgebra me dá algum animo?

maker52 disse...

É dona isabella , talvez seja muito mais..
..transcender sempre, e não ser essencialmente humano.
Talvez viver nas entrelinhas e não ser somente a rima da poesia.

em memoria de Julia Pastrana- tinha uma musica do Ednardo (pavão misterioso) em que ele dizia:
"não tema minha donzela, eles são muitos mas não podem voar"

isabella saes disse...

Iztvan,

O "Terra Encantada" nem se compara ao que era o "Tívoli Park". Este último tem a aura de "Pague para entrar, reze para sair". Quando ia, me sentia um pouco naqueles parques de diversão toscos, de filmes "B" de terror, sabe?! E era isso que era bacana. O primeiro é meio americanizado, e "Disney" só é excitante em Orlando... Ah! E sua mulher-melancia tá muito mais pro Tívoli do que pro Terra.

Maker, "Pavão Misterioso"... Você foi no baú, revirou e tirou lá do fundo uma preciosidade!! Haha.. Muito bom! E melhor ainda é de "Conga - A Mulher Gorila" chegarmos à música nordestina!!

maker52 disse...

e eu que ia te dar a ideia de procurar o raimundo rodriguez pra vc vivenciar um processo de criação no estilo pollock pro seu projeto/trabalho, sei lá.
mas eles estão por aí, são muitos mesmo com ou sem cartões corporativos, mas Nào podem sequer olhar para o céu e imaginar que exista alguma coisa além da ganancia deles, como não se pode mandar bj mando um adeusinho de miss.

maker52 disse...

adeuzinho?!!!! deu branco!!!
era pra ser sério
conga miami sound machine
http://www.jango.com/stations/7272165;tunein?u=0&song_id=82039&proxy_id=2598331

Isabela disse...

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*
Momento nada a ver com o post...
*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Estava eu procurando alguma coisa que me fizesse esquecer que não estou com um pingo de sono, mas preciso levantar cedo amanhã (ou melhor, hoje).
Pensei em ler, que é sempre uma boa opção, mas apesar do silêncio na casa (que costuma ter um monte de gente falando, televisores disputando a atenção dessa "gente" e vizinhos um tanto barulhentos) dessa vez não deu. É raro, mas há vezes que desejo que as coisas saiam e não entrem na minha cabeça. Resolvi então ligar a TV e de repente ouço uma voz conhecida... Pára tudo!!! São 01:30h e não 17h!!! Será que é??? E não é que era mesmo a nossa digníssima Isabella Saes me fazendo companhia?!?!?!
E como sempre dando boas dicas, dessa vez falando sobre o filme "Boa Noite, Boa Sorte" no Cineview.

Boa noite pra você também, Bella!!!
E obrigada pela companhia! ;-)

isabella saes disse...

Pois é, Maker, infelizmente meu trabalho sobre o Pollock vai ter que ficar pra mais tarde. Mas, vou rever o filme, que tem Ed Harris em uma de suas melhores performances. Adorei a música! Mas, prefiro "Conga la Conga", bem brega, com a Gretchen... Haha...

Xará, e não é que você descobriu mais uma de minhas mil funções nesta vida?! Espero - mesmo - que minha voz, além de ter lhe desejado um "Boa noite, Boa Sorte", tenha trazido também o sono necessário para que você tivesse um bom dia seguinte!! E teve?

Elisa disse...

Bella!!!
Adorei ouvir vocês aquele dia! Meu casório foi anunciado no rádio! Sinto muita saudade de todos!! Todo o sucesso do mundo pra vocês!! O Blush é tudo de bom!!! Adoro entrar no carro de uma amiga, ou em um taxi e descobrir que vocês estão dominando o dial!
Muitos beijos,
Elisa Passos

maker52 disse...

essa coisa de mente inquieta é ideia sua, me inquietou e acabei fazendo um blog, meu primeiro, que felicidade!!!!
Falando sério, tem um texto muito bom, Mulheres - Parabéns pelo seu dia, tem mais quatro que estou editando, estâo no endereço abaixo:
http://maker52-toquesgratis.blogspot.com/
um gd bj

maker52 disse...

ia esquecendo, vai passar o pollock segunda no AXN, como é dura a vida de artista.
boa noite

isabella saes disse...

Elisa, minha anti-ácida!!! Que saudades suas!!! Não só vc como Guigui ganhou adeusinho de miss tb!!! Que bom saber notícias suas e saber sobre o casório, fiquei muito feliz!! Grande beijo e venha mais ao meu blog!!!

Maker, vou dar uma olhada no seu blog! Que bacana que a Mente Inquieta inspirou você a escrever! É um dos meus poucos vícios. E quanto a Pollock, vou tentar ver!! O trabalho do Ed harris é fantástico e da Marcia Gay Harden é mais fantástico ainda. Ela ganhou o Oscar de Atriz Coadjuvante por esse papel!! Um final de semana cinematográfico pra vc!!

Marco disse...

Querida Isa, a Bela. A "Conga" não tinha só no Tivoli Park. Eu era moleque quando num parquinho onde me criei, armaram o estande de Conga, a mulher Gorila. E depois, teve o da Famyr, a Mulher-Vampiro. Eu via as duas, com apreensão, mas sem tanto medo. Era uma boa farra. O maior barato era sair correndo com a galera quando a Conga e a Famyr abriam a jaula, com o locutor gritando feito um demente: "Volta, Conga! Volta!"
Bom relembrar isso. Também é uma antiga ternura minha, talvez até escreva sobre isso um dia.
Mas gostei de saber do freak show com a Conga original. Desconhecia isso. Acho que o Michael Jackson também, se não já teria comprado as duas múmias, como comprou a do Homem-Elefante. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

maker52 disse...

um excelente final de semana pra vc, em pollock magicamente eu nem vi o ed harris de tâo bem que ele estava pra mim era o próprio pollock, se bem que eu divido o filme em duas partes, mas ele tava bem sim, vou me preparar pra ver o paciente inglês mais uma vez, é dificil pra mim ficar sem vê-lo por muito tempo, me toca profundamente, sempre me emociono, que amor lindo...
muito além, um grande beijo.

Giselle Vasconcelos disse...

Também mente inquieta, como boa hiperativa a minah mente está a sempre mil por hora, difícil relaxar às vezes...Gostei dos textos , sou fã da hora do blush

isabella saes disse...

Marco, você falou pouco e bem. Michael não deixaria a Conga passar se soubesse disso. E ainda a faria dar shows pendurada em janelas de hotéis mundo afora... menino, voc~e sabe que a minha lembrança principal desses tempos é também a cena da galera correndo feito louca pra fugir da mulher gorila? Muito divertido!! Ah! E descobri que ela se chamava "Monga", nos parques de S.P!!!


Maker, "O Paciente Inglês" é um filme incrível, o livro mais incrível ainda. E é com um dos meus atores prediletos, que tive a chance de entrevistar - e na época declarei que já podia me aposentar depois dessa entrevista (hehe...): Ralph Fiennes!!! Bom filme!!!

Giselle, seja bem-vinda sempre por aqui e no programa também. A mente inquieta é saudável até o ponto em que lhe permite relaxar. Se for além disso, é hora de ligar a luz vermelha e parar um pouco!!! Relaxe por aqui e tenha uma ótima semana!!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Isabella,
eu tb gosto muito o ator Ralph Fiennes e os filmes dele!
Vc deve já vi "O Fim do Caso" (The End of The Affair) ne?!
e um filme do diretor Irlandes Neil Jordan, com Sr.Fiennes e a Julianne Moore, quem eu tb gosto muito!
Se vc ainda não assistiu e uma dica de um filme incrivel!!

Today, like almost all days, I will be listening to "Hora do Blush" I laugh a lot between 5 and 7.p.m.!! rsrs and your show is the best thing on the radio!
How about a "Adeusinha de Miss" some day?!
Beijos, Darren - "The Brit"

isabella saes disse...

"Fim de Caso" é um grande filme, é claro que vi!!! Do Neil Jordan tem um outro tamb´´em que eu adoro que é "In Dreams", vc viu?! Boa dica também!! Que bom que você está se divertindo com o programa!! Pode deixar que qualquer dia desses a gente te manda um adeusinho de miss!!! Até!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Isabella,
Sim eu ja vi "In Dreams" e um filme otimo! eu gosto muito os filmes de Neil Jordan... "The Crying Game" e "The Butcher Boy" dele tb e otimo!
um otimo noite pra vc amiga!

isabella saes disse...

"The Butcher Boy" é muito bom, but havier then everything, right?! It´s a punch in the stomach!!!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Yeah it is a very strong film! Not the kind of film to watch when you are in a good mood! rsrs

My Dad is sending me a new British film on Dvd called "Brick Lane" it has excellent reviews but still hasn't got a cinema release date here in Brasil yet...
probably it will be after the U.S. in July.
I love to watch British films as they "matar as saudades" of home...
Some of my favourite British films are:
"Bridget Jones's Diary" "Bridget Jones: The Edge Of Reason" "Love Actually" "Notting Hill"
"The Remains of The Day"
and I named my Labrador dog "Bridget Jones" e ela e loira tb! rsrs

isabella saes disse...

I have a labrador dog also!!! And she is blond either!!! Her name is Cuca and she is veeeeery beautiful!!! I love english movies, specially comedies. "Túmulo com vista" é uma que recomendo!!! Mas, o meu preferido do momento é "Desejo e Reparação". If you haven´t seen yet, go to the movies now!!! Best regards for you!!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Hi Isabella!
Wow! Great to hear that you also have a Labrador!
They are such beautiful, friendly, loving companions eh?!!
My Bridget follws me everywhere I go.. she even waits for me in the bathroom when I am taking a shower!! haha

I saw that film "Plots with a view" on Dvd - a very funny film! I love Brenda Blethyn! and "A Barato de Grace" was also very funny!!
I want to see that film "Atonement" but first, this weekend, I am going to the cinema to see the other film that you recommended to me "A Orfanato"!

Have a great day!! Beijos