segunda-feira, outubro 27, 2008

Superstição mata

É o que diz o britânico Richard Wiseman, criador da "esquisitologia", ciência que estuda as esquisitices da vida cotidiana. O cara é ex-mágico e agora psicólogo... Um dos exemplos que ele dá para explicar essa afirmação é: a relação entre uma sexta-feira 13 e a ocorrência de acidentes letais. Uma pesquisa feita entre 1971 e 1997 revelou que o percentual de mortes em acidentes de carro que poderiam ser atribuídos ao dia fatídico foi de 38%. Para o cientista, o aumento de acidentes ocorre porque os motoristas ficam mais nervosos, sugestionados pela data.  E por aí vai...

Voltemos à China, um dos países mais supersticiosos do mundo. Muito se falou sobre isso nos jornais no período pré-olímpico, mas vale a pena lembrar aqui. A grafia do número 4 se parece muito com a da palavra "morte". Portanto, celulares com a presença do 4 são vendidos a preço de banana e muitos prédios da capital não têm o quarto andar - pula-se do terceiro para o quinto. Já a grafia do número 8 é muito parecida com a da palavra "prosperidade". Impossível pagar barato num apartamento no oitavo andar ou num celular com vários números oito. Uma quantidade recorde de casamentos foi marcada para o dia 08/08/2008, assim como a abertura dos Jogos Olímpicos. O canto dos grilos traz harmonia, por isso é raro passar por algum estabelecimento na cidade que não tenha um pobre grilinho cantando sem parar, dentro de uma gaiola presa à porta (foto). Enfim, são muitas crenças milenares, que o chineses levam a sério até hoje e acreditam em sua eficácia. 

Agora vem a reflexão que não quer calar: a China tem um quinto dos habitantes do planeta, ou seja, um bilhão e trezentas milhões de pessoas. E é um dos países mais supersticiosos do mundo, como escrevi anteriormente. Aí, vem esse cara dizer que superstição mata? Sei não, hein...

31 comentários:

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Isabella!
que legal sabe tudo isso!
Mas os pobre grilhinhos ficando preso nas gaiolas! pode ser eles não e cantando mas chamando para ajudar?!!
"Help! Let Me Out!!!"

O predio onde eu trabalhei em Londres tinha architeto Canadense, quem tb e muito supersticio, e la não tinha andar 13... bom tinha andar 13 mas foi chamado andar 14! rsrs

Talk to you soon amiga!

isabella saes disse...

Dear friend, vc é uma figura! É verdade, não tinha pensado nisso, pode ser que eles estejam clamando por ajuda... É, o 13 é o número do azar dos ocidentais... Eu não sou nada ligada a nada disso, só ao campeão dos trash movies de terror, "Sexta-Feira 13", isso sim!! Hehe...

Suellen Analia disse...

Quando as chinesas estão grávidas, elas devem adorar a superstição, né?
Diálogo: - Amor, estou com vontade de comer um gato, e se não me trouxer, nosso filho poderá nascer com cara de um...
Amor: - É pra já!
hahahahaha
Gostei do post, Bella!
Eu tava vendo um dia desses que, os chineses até brigam por placas de carro... Alguns pagam bem caro quando a combinação termina com 3 números 8!

Lembrando sempre que,"evitar superstições, é uma superstição"...

Um beijão!!!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Hi dear friend!
Tb não sou ligado a nada disso e tb gosto os filmes de trash terror! mas eu prefero assistir enquanto ainda tem luz do dia rsrsrs

Minha Avó foi muito supersticia... ela sempre falou coisas como "não abrir guarda-chuva dentro da casa" "não colocar sapatos na mesa" e tal, pq levar muito sorte mal... então eu, como foi um menino muito mal quando foi um criança e nunca acrediteu nessas coisas, viveu colocando meus sapatos na mesa, abrindo guard-chuvas na casa dela e rindo muito.... muito mal ne?! rsrs
Bjs!

Anônimo disse...

OLÁ ISABELLA! TUDO BEM?
EU LI OU OUVI EM ALGUM LUGAR QUE A MAIORIA DOS CASAMENTOS FEITOS NAQUELA DATA LÁ NA CHINA JÁ FORAM DESFEITOS! HAJA SUPERSTIÇÃO HEIN!
UM ABRAÇO!
JUCA.

Carlos Henrique disse...

Isabella,
Parabéns pelos posts by China.
Algo em torno de 1,31 bilhão é o número do poder da fé coletiva na China. O problema é a descriminação existente em uma sociedade sugestionável assim. Imagina alguém que tenha nascido no dia quatro as quatro horas. O pobre coitado, por conta dessas crendices é um ser socialmente “azarado”, pois muitos não devem dar emprego para o "amaldiçoado".
No caso do grilo, dá um azar danado para o pobre bichinho. Alias, alguns seres humanos dão um azar danado para o reino animal.
Um Abraço a Todos!

isabella saes disse...

The Brit, essa do guarda-chuva minha avó tb tinha... Eu fingia que acreditava nela mas, no fundo, não rolava...

É verdade, Juca, vc tem razão, a grande maioria já foi desfeita mesmo. Tanto dinheiro jogado fora...

Carlos, é verdade. Coitado do cara que tem o número quatro na data do aniversário e na hora em que nasceu. Eles devem até falsificar documentos... Será que chegam a tanto? E quanto aos grilos, eu tentei em vão que eles fossem soltos numa loja. O negócio é sério mesmo...

isabella saes disse...

Suellen, esqueci de vc!

Sua última frase diz tudo: nada de exageros, nem pra mais, nem pra menos...

Suellen Analia disse...

Mas não é verdade? rs

Beijos, Isa!

ps: estava na praia(Praia das Conchas - C.F.) domingo passado e vi uma mulher muito parecida contigo...sério mesmo!

rsrs

beijoss

isabella saes disse...

Posso lhe garantir que não era eu... Ou será que tenho um clone por aí? Bjs.

Suellen Analia disse...

Enquanto vc estava escrevendo algo para publicar num livro, ou num almoço de família... Seu clone estava na praia, que por sinal, estava ótima! hahaha

Um beijo!!!

Anônimo disse...

OLÁ ISABELLA! TUDO LEGAL?
ME RESPONDA UMA COISA:
O QUE OS CHINESES SÃO MAIS? ANTI-HIGIÊNICOS OU SUPERSTICIOSOS?
A PARADA É DURA, HEIN! (RISOS)
UM ABRAÇO!
JUCA

isabella saes disse...

Juca, agora vc me pegou... Mas, acho que a superstição vem em primeiro lugar!!

Suellen Analia disse...

Isabella, olha que blog legal!
Vc viu algum desses na China? rs

http://diggegadgets.blogspot.com/

Um beijão!

Adriana disse...

sempre tive um medo surreal de ir a uma cartomante. não acredito e tal, mas sei lá vai que a mulher diz que eu casei com a cara errado...
tô sempre aqui Bel. acompanho seu blog à noite e continuao correndo com vc à tarde.
saudades de mais interação, digamos assim.
beijo enorme!

Anônimo disse...

Olá Isabella!
Eu estou lendo um livro que de certa forma tem muito a ver com a China.É 1984 do George Orwell, que fala sobre totalitarismo.Diga-se de pasaagem, um livro muito bom.
ABRAÇO
JUCA

isabella saes disse...

Suellen, muito bacana o site. Cada coisa linda!!!

Drizinha, nada de se aposentar da vida de blogueira, hein!!! Saudade de vc tb, amiga.

Juca, vou conferir o livro e te falo. Obrigada pela dica!!

Marco disse...

Eu já sabia que chinês é supersticioso pra dedéu, mas não imaginava que chegasse até ao valor do celular e dos apartamentos do quarto andar...
Conta mais coisas de lá, querida. Estas suas crônicas são ótimas.
(Em tempo: grilo não canta. Aquele barulhinho, ele faz esfregando uma perna na outra.)
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

isabella saes disse...

Jura? Que interessante!! E eu chamando o pobre do bichinho de cantor... Aguarde que daqui a pouco tem mais!! Beijos.

Anônimo disse...

Olá Isabella! Tudo legal?
Já que eu dei a dica de um livro, vou dar a dica de um filme que eu vi neste fim de semana. Você disse que gosta de filmes de terror, então, esse filme é um conto do Stephen King, bem adaptado e se chama O Nevoeiro. Nada a ver com a China, apenas um bom filme de mistério e suspense.Talvez você já tenha visto.
ABRAÇO
JUCA

Suellen Analia disse...

Atualizei lá!

Beijos, Isa!

isabella saes disse...

The Myst! Mais um famoso livro de Stephen King adaptado para as telas. Vi sim! E quem me enviou o DVD foi nosso amigo The Brit. Na verdade, eu implico um pouco com as adaptações dos livros do gênio SK para o cinema. A única que acho incrível é "O Iluminado". Depois, acho que perderam um pouco a mão. Tb tem "O Cemitério Maldito", que é ótimo. Mas, "It", "Tommynockers" e cia... eu não gosto muito, não... Obrigada pela dica, Juca!!

Unknown disse...

Oi Bella!!!
Passando para te dizer que adoro esse espaço..me divirto com as postagens e com os comentários.
Sucesso sempre..vc merece
Bjs
Luiz Marcelo

Anônimo disse...

OI! ISABELLA!TUDO BEM?
Concordo plenamente contigo quanto às adaptações feitas pro cinema das obras do SK. São poucas as que ficam legais. Além de O iluminado e O cemitério maldito, eu acrescento Louca obssessão, Carrie, a estranha ( Que por sinal você viu várias vezes) Um sonho de liberdade e Á espera de um milagre. Ah! E aquele infanto-juvenil Conta comigo! Eu sou meio fã desse escritor (risos)
um abraço
JUCA

isabella saes disse...

Juca, todos esses que vc citou são muito bons, principalmente "Carrie", uma das primeiras obras desse grande mestre a ser levada para as telas. E ainda citaria aqui o "The twilight Zone" e o "Creepshow", que são duas das recordações mais marcantes da minha adolescência. As adaptações das quais não sou fã são algumas que beiram o trash como o "The Myst", "Dreamcatcher", "1408", "Sleepwakers", etc... Os mais antigos são muito bons!!! E não é que esse blog me surpreende?! Um post sobre superstição faz a gente discutir Stephen King!!!

Anônimo disse...

ADORO VC, VCS NA HORA DO BLUSH E TUDO DE BOM UM SUPER BEIJO PARA VCS... TÁ

isabella saes disse...

Oi, Marcelo!! Que bacana!! Seja sempre bem-vindo por aqui, viu?! E obrigada pelas suas mensagens!!

Andrea, valeu pela sua msg tb. Continue passando sempre por aqui e ouvindo o programa tb!!!

Bjs.

Amanda Hora disse...

Oi!
Passando por aqui p/ comentar que eu adoro seu blog e tbm adooro o Hora do Blush ^^

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Isabella!
Tudo bem amiga?!
Eu acho aquela filme "1408" foi muito fraco mesmo! os atores e otimo (John Cusack e Samuel L Jackson) mas o filme pode ser muito melhor.
Infelizamente eu acho os livros de autores como Stephen King ficar muito dificil para truduzir para cinema pq quando ler a gente sempre tem a visão da mente dessas historias... o que eu acho ficar ainda mais chocante!

Agora um filme em Dvd o que eu gosto muito no momente e nunca cansar de ver e "The Holiday" (O Amor Não Tira Ferias) com Kate Winslet, Jude Law, Cameron Diaz e Jack Black - um filme otimo e muito romantico! isso e ainda melhor para assistir perto do Natal!
Bjs amiga cinefilo!

Sergio Brandão disse...

Mais um post muito informativo!!! Honestamente, as últimas, e muito curiosas, informações que estou tendo sobre a China estão, aos poucos, sendo obtidas aqui!... E de forma muito "lúdica e prazerosa", como vc ouvia muito falar lá na TV!... rsrsrs Bjsss.

isabella saes disse...

Hahaha!!! Serginho, querido, que bom que vc está obtendo informações úteis pra vc aqui no "Mente Inquieta". De maneira "lúdica e prazerosa" aprendemos melhor, não é?! Hahahaha!!!