terça-feira, dezembro 23, 2008

Come on lady, "looka looka", "gooda" price for you!

Essa é a frase que mais se ouve ao sair pra fazer compras em Pequim. O inglês dos pequineses é pior que o do personagem do Tom Hanks em "O Terminal". E olha que o cara é da Krakóvia! É cada frase... Bom, mas vamos do começo:

Separamos um dia inteiro para explorar o comércio local. Fomos à feiras de antiguidades - e que feiras! - a mercados populares, ruas com lojas de proporções vindas de Itu e, é claro, ao famoso mercado da seda de Beijing. É importante dizer algumas coisas pra você, que pretende se aventurar nessa área por lá: os vendedores tentam lhe convencer de que suas ofertas são as melhores, num inglês de chorar; puxam o seu braço, tocam em você, testam seus limites. E passam deles. Nem nós, brasileiros, que levamos o título de calientes, warm people, segundo os gringos que vêm pra cá, toleramos tamanha invasão. Não há compra sem a presença de uma calculadora. É através dela - já que por meio de diálogo fica complicado - que negociamos o preço de uma mercadoria. Sim, porque nada tem preço certo e os objetos são altamente "pechincháveis". Aliás, pechinchar é uma obrigação do cliente. Do contrário, ele sai perdendo e muito.

Vale a pena? Vale. Objetos, roupas, tapetes, leques, esculturas, gravuras, móveis chineses são um capítulo à parte e um prato cheio para nossos olhos curiosos. Mas, prepare-se para uma experiência bem diferente, eu diria antropológica! Dá um play no vídeo aí e diz se não cansa só de olhar...

18 comentários:

Amanda Hora disse...

hahahaha Os chineses são uma comédia! Mandou muito bem na pechincha rs
Bj!

Amanda Hora disse...

Ahh, e feliz natal!

Carlos Henrique disse...

Muito bacana essa matéria. Os chineses são verdadeiras caricaturas. Seus posts sobre a China são ótimos.
Um Feliz Natal para você, para seu marido e para todos os leitores do blog.

Sergio Brandão disse...

Concordo com o Carlos aí de cima... Seus posts chineses são realmente muito legais!!! E, como vc bem escreveu, haja disposição para tanta pechincha... Bjs. e FELIZ NATAL!!!!!

isabella saes disse...

Amanda, um ótimo Natal pra vc e um Ano Novo cheio de realizações, viu?!

Carlos e Sergio, obrigada por estarem sempre por aqui, lendo minhas histórias sobre a China que, aliás, se encerram esse ano. Ano que vem tem tema novo no pedaço!! E desejo a vcs tb um grande Natal, com muita paz e alegria e um Ano Novo cheio de amor e paz!! Beijos.

Suellen Analia disse...

Adorei, Isa!
Realmente, casa só de olhar...
eles são piores do que o povo da Rua da Alfândega, hein! hahahah
puxam pelo braço e tudo! que loucura!
aqui, o mais engraçado foi vc ensinando a chinesinha a falar "muito barato" hahahahahha
Realmente, foi um barato!

Um beijão e um Feliz Natal pra vc e pro maridão!!!

Suellen Analia disse...

cansa*

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Isabella!
Tudo bem amiga?!
To aqui em Buzios para Natal entao eu nao pode visitar sua wonderful Blog muito esses semanas e nem pode ouvir o Blush tb..
Mas eu nao pode deixar para vem aqui para te desejar um Natal Maravilhoso! e um Ano Novo 2009 Excelente tb!

Foi com muito prazer o que eu "te-encontrei" aqui esse ano e eu divertei muito lendo todos suas posts e suas comentarios aqui, e em meu Blog tb, o que vc sempre escreve com muito carinho!

Entao Dear Friend eu te desejo vc, sua marido e tudo sua familia um Feliz Natal!!! e um Ano Novo 2009 Otimo!
E claro para todos suas leitores aqui tb quem tb foi um prazer encontrando aqui esse ano!!

Beijos!! O Ingles mais Carioca Do Mundo! rsrs

isabella saes disse...

Que delícia, Búzios!!! Aproveite bastante e tenha um Natal maravilhoso e um Ano Novo com muitas realizações!! Talk to you next year, dear friend.

Marco disse...

Caraco, Isa, a Bela! Estou rindo até agora! Isso não é técnica de abordagem de fregueses, É PRATICAMENTE RAPTO! Rá, rá, rá, rá!...
Dizem que nos mercados marroquinos a abordagem também é, assim, digamos, agressiva... Mas os chinas-pau caem matando geral! E que curioso: a dificuldade deles falarem palavras co "R" não é lenda! "Baratinho" só sai "balatinho". Mas, me conta: vocês compraram muita coisa nesse Mercadão de Madureira de Pequim? E lá tem aqueles temperos exóticos? E aqueles remédios a base de dente de dragão, olho de salamandra e essência de mariposa, que são muito úteis para o Harry Potter e alunos de Hogwarts? Viram as farmácias de lá?
Mas então vocês não foram perseguidos por nenhum chinês mal-encarado que arremessou uma adaga que se cravou na porta do seu quarto com um bilhete escrito "entreguem a relíquia sagrada de Pei Tin Ho ou então..."?
Ah, conta, vai...
Querida, estou adorando suas aventuras. Tomara que tenha bastante coisa ainda por contar. Desejo que o seu Natal tenha sido maravilhoso, assim como de sua mãe, sua tia, que moram no meu coração, e de toda a sua família. Tenha um 2009 repleto de pequenas maravilhas diárias. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Adriana disse...

queridíssima!
acabei de ouvir seu recado. não liguei de volta pq está tarde, mas amei a lembrança. vc tá na listinha amiga de cabeça boa q lembra das coisas.
e adorei outro videozinho com direito à trilha e seu bom-humor.
beijocas e feliz natal!
dri

isabella saes disse...

Marco, ainda vou postar mais textos sobre minha aventuras chinesas. Não posso perder a oportunidade de ler seus comentários sempre muito espirituosos!! Um beijo imenso pra vc e toda a sua família e que seu ano novo seja repleto de realizações e muitos textos no "Antigas Ternuras".

Drizinha, esse título não se parece nada comigo. Sua amiga aqui esquece mais do que lembra das coisas... Mas, vc está certa: sou uma agenda eletrônica ambulante para aniversários e números. O resto.... Deixa pra lá!!! Beijo enorme pra vc. Ah! E a música repetida foi em sua homenagem, vc gostou tanto do outro que resolvi repetir nesse!!!

Selma Boiron disse...

"Balatinho", "Muito balatinho"??? Como assim??? Devia tê-los ensinado "Me larga, mala!", "Solta meu blaço!", coisas assim, Isabella!!! Mas, vá, fala a verdade: se fosse na 25 de Março ou na Saara tu ia jurar q era assalto, estupro, né não? Uhauhauha Depois quero um post sobre as Melhores Compras por I.Saes, ok? Bjks e Boas Festas :D

isabella saes disse...

Quelida, as complas folam ótimas, polém não consegui levar nada do mercado da seda. Fiquei tlaumatizada com as palentes do Cebolinha me agalando. Minha vida nunca mais foi a mesma... E agora, o que fazer?! Hehehe... beijos e boas festas pra vc tb!!

isabella saes disse...

*agola

isabella saes disse...

*pla

Amanda Hora disse...

Obrigada !! Antes que termine o ano vim desejar um óótimo ano novo pra vc, pro seu marido, para tds os leitores tbm, já que só tinha desejado feliz natal ^^
Bjoss

isabella saes disse...

Querida Amanda, obrigada e um feliz ano novo pra vc tb!! Continue sempre por aqui, viu?! E obrigada pela atenção e pelo carinho de sempre. Beijos.