Os riquixás começaram a ser usados na China no fim do séc XIX e foram desaparecendo na metade do séc XX. No final da década de 90, apareceram os ciclo-riquixás e, um pouco mais tarde, os moto-riquixás. Os mais recentes, eu tive o prazer (?) de experimentar. Mas, antes de narrar a minha aventura em plena Pequim, vale dizer que o trânsito da capital chinesa é pior que o de Roma e São Paulo juntos. A começar pelos carros que vão para todas as direções ao mesmo tempo agora. Nos cruzamentos, encontramos carros e pedestres disputando a vez. E o mais curioso: enquanto o bonequinho está verde para nós, ou seja, vermelho para os carros, os mesmos não páram e enquanto o sinal está vermelho para nós, ou seja, verde para os carros, as pessoas... também não páram. Uma confusão sem igual. Em plena balbúrdia, lá vão a mocinha serelepe e seu fiel escudeiro andar de moto-riquixá. Os ciclo-riquixás são mais relax pois, em sua grande maioria, rodam apenas nas calmas hutongs (as antigas ruas de Pequim). Que maravilha! Um senhorzinho dirigia a motoca e eu e maridão aboletados na "microcaixinhadefósforo" acoplada ao veículo. Começava uma viagem confortável, segura, nada tensa. O botãozinho "sem emoção" estava quebrado e não tivemos escolha. Quer sentir um gostinho? Clique no vídeo abaixo e depois me diga: somos ou não somos um casal corajoso?
20 comentários:
Oi Bella!
Nossa, o inferno de Dante! rs
Bj!
Meu Deus!
Que trânsito caótico! hahahaha
São corajosos, mesmo!
Beeijo!
Riquixarme de passeio, hein?! Nááásssaaaaaa.....Adorei a trilha e o 'Caraio, véio!' Uhauhauhauhauha Riquixapei de rir!!! Bjks =)
Hahaha! Selminha, eu é que estou riquixapando de rir com esse seu novo verbo!!! Pois é, a narração de meu fiel escudeiro maridão é um show à parte, né?! Beijos e obrigada pela visita, queridona!
Suellen, caótico é pouco. O vídeo não consegue transmitir nem metade do que é o trânsito de Pequim!! Bj.
OI ISABELLA!
O Indiana Jones perde hein! Imagino o friozinho na barriga. rsrs.
rsrsrsrs Isabella
que inferno! pode ser eles dirijar ainda mais louco de pessoas aqui? pode ser? sei não.... rsrsrs
Bjs
Fala Galera..
Para confirmar, segunda-feira, ótimo dia para beber uma cervejinha no BOTECO DA GARRAFA, antigo Mostarda, em Ipanema, às 18:30 hs.
Chamem os demais amigos do Notre Dame.
Acho que será maneiríssimo.
Grande abraço.
Alexandre Mendes {Pipa}
Hahahaha. Sensacional! Adorei a trilha sonora!
Beijo, e aproveitando, feliz Natal e um ótimo Ano Novo!
Pipa! Quanto tempo!! tentarei chegar lá. Beijos.
Gabriel, querido! Quero mais posts no seu blog. Cadê, cadê, cadê??? Pra vc tb, queridão, tudo de melhor em 2009 e depois me conte sobre seu novo trabalho. Beijos.
Pois é, Isa, a Bela. Depois de ver nos filmes antigos, desenhos animados e gibis, aqueles chinesinhos de chapéu cônico, puxando os riquixás pelas ruas de Pequim, vê-los de bicicleta já é meio decepcionante. De moto, então, é totalmente broxante. Mas vocês são os meus aventureiros no mundo místico do Oriente. Prossiga em seus relatos, minha Modesty Blaise do Século 21. E vocês estiveram em algum antro imundo de fumadores de ópio, onde foram perseguidos por agentes de Fu Manchu?
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.
que inveja! da China tb, mas tô falando do ato de colocar vídeo no blog! sou tão retardada, amiga...
e com trilha e tudo! ou a música era original do táxi esquisito, lá?
muitas saudades e eu tb fiquei mto. feliz com nossa futura nova/velha parceria.
beijocas!
Marco, querido, seus comentários me fazem rir muito! Não, não vimos ninguém fumando ópio e nem fomos perseguidos... Continue ligado que, em breve, postarei mais aventuras sobre o outro lado do mundo!!
Dri, quem editou o vídeo foi o Paulo e a música tb foi escolhida por ele!! Se quiser umas dicas é só falar!! Beijos.
OI Isabella!
Nossa o melhor de tudo foi a narração do seu marido, noooossa!!!!
Mas na boa, que lugar hein!!! E eu achando que Rio de Janeiro era um caos!
OLÁ ISABELLA!
Desejo a você e a toda essa galera que frequenta seu blog, um feliz natal e um ano novo muito legal!
Tudo de bom pra todos!
Pois é, Pri! Meu marido é uma figura... Morro de rir com ele!
Juca, faço minhas as suas palavras: desejo tudo de melhor a cada um dos leitores do "Mente Inquieta" e suas famílias, um ano novo cheio de realizações e um Natal cheio de paz e amor! Grande beijo.
Rs...morri de rir com o vídeo! E imagino as caras de vocês nessa corrida-maluca!rsrsrs
Aliás, como é que o chinês conseguiu desviar dessa quantidade de carros com os olhinhos tão pequenininhos, hein???rsrsrs
Bjs, Belaa!
Eu não sei como é que esse chinês conseguiu é dirigir a motoca velha. Que aventura!!!! Vc andava sumido por aqui... Cadê o chopp da galera?? Beijos.
Muito bom, Bella, você está diplomada para andar de riquixá...na India! Pode ter certeza que é uma aventura ainda mais emocionante, e em alguns lugares, a única opção, sem jeito de escapar! Para ver em movimento, só mesmo no ar, no dia 16, mas eu ainda consigo dominar a arte de blogar como você! Beijos, Vanda
Estarei ligadíssima no Globo Repórter do dia 16! Agora vc me deixou com mais vontade ainda de ir pra Índia!!! Quanto à arte de blogar, é fácil postar o vídeo. Agora, editá-lo... Aí é com o maridão!! Beijos e obrigada pela visita.
Postar um comentário