terça-feira, dezembro 16, 2008

Riquixá Comigo!

Os riquixás começaram a ser usados na China no fim do séc XIX e foram desaparecendo na metade do séc XX. No final da década de 90, apareceram os ciclo-riquixás e, um pouco mais tarde, os moto-riquixás. Os mais recentes, eu tive o prazer (?) de experimentar. Mas, antes de narrar a minha aventura em plena Pequim, vale dizer que o trânsito da capital chinesa é pior que o de Roma e  São Paulo juntos. A começar pelos carros que vão para todas as direções ao mesmo tempo agora. Nos cruzamentos, encontramos carros e pedestres disputando a vez. E o mais curioso: enquanto o bonequinho está verde para nós, ou seja, vermelho para os carros, os mesmos não páram e enquanto o sinal está vermelho para nós, ou seja, verde para os carros, as pessoas... também não páram. Uma confusão sem igual. Em plena balbúrdia, lá vão a mocinha serelepe e seu fiel escudeiro andar de moto-riquixá. Os ciclo-riquixás são mais relax pois, em sua grande maioria, rodam apenas nas calmas hutongs (as antigas ruas de Pequim). Que maravilha! Um senhorzinho dirigia a motoca e eu e maridão aboletados na "microcaixinhadefósforo" acoplada ao veículo. Começava uma viagem confortável, segura, nada tensa. O botãozinho "sem emoção" estava quebrado e não tivemos escolha. Quer sentir um gostinho? Clique no vídeo abaixo e depois me diga: somos ou não somos um casal corajoso?

 

 

20 comentários:

Amanda Hora disse...

Oi Bella!
Nossa, o inferno de Dante! rs

Bj!

Suellen Analia disse...

Meu Deus!
Que trânsito caótico! hahahaha
São corajosos, mesmo!

Beeijo!

Selma Boiron disse...

Riquixarme de passeio, hein?! Nááásssaaaaaa.....Adorei a trilha e o 'Caraio, véio!' Uhauhauhauhauha Riquixapei de rir!!! Bjks =)

isabella saes disse...

Hahaha! Selminha, eu é que estou riquixapando de rir com esse seu novo verbo!!! Pois é, a narração de meu fiel escudeiro maridão é um show à parte, né?! Beijos e obrigada pela visita, queridona!

Suellen, caótico é pouco. O vídeo não consegue transmitir nem metade do que é o trânsito de Pequim!! Bj.

Anônimo disse...

OI ISABELLA!
O Indiana Jones perde hein! Imagino o friozinho na barriga. rsrs.

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

rsrsrsrs Isabella
que inferno! pode ser eles dirijar ainda mais louco de pessoas aqui? pode ser? sei não.... rsrsrs
Bjs

Unknown disse...

Fala Galera..

Para confirmar, segunda-feira, ótimo dia para beber uma cervejinha no BOTECO DA GARRAFA, antigo Mostarda, em Ipanema, às 18:30 hs.

Chamem os demais amigos do Notre Dame.

Acho que será maneiríssimo.

Grande abraço.

Alexandre Mendes {Pipa}

Gabriel Cavalcanti da Fonseca disse...

Hahahaha. Sensacional! Adorei a trilha sonora!

Beijo, e aproveitando, feliz Natal e um ótimo Ano Novo!

isabella saes disse...

Pipa! Quanto tempo!! tentarei chegar lá. Beijos.

Gabriel, querido! Quero mais posts no seu blog. Cadê, cadê, cadê??? Pra vc tb, queridão, tudo de melhor em 2009 e depois me conte sobre seu novo trabalho. Beijos.

Marco disse...

Pois é, Isa, a Bela. Depois de ver nos filmes antigos, desenhos animados e gibis, aqueles chinesinhos de chapéu cônico, puxando os riquixás pelas ruas de Pequim, vê-los de bicicleta já é meio decepcionante. De moto, então, é totalmente broxante. Mas vocês são os meus aventureiros no mundo místico do Oriente. Prossiga em seus relatos, minha Modesty Blaise do Século 21. E vocês estiveram em algum antro imundo de fumadores de ópio, onde foram perseguidos por agentes de Fu Manchu?
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Adriana disse...

que inveja! da China tb, mas tô falando do ato de colocar vídeo no blog! sou tão retardada, amiga...
e com trilha e tudo! ou a música era original do táxi esquisito, lá?

muitas saudades e eu tb fiquei mto. feliz com nossa futura nova/velha parceria.

beijocas!

isabella saes disse...

Marco, querido, seus comentários me fazem rir muito! Não, não vimos ninguém fumando ópio e nem fomos perseguidos... Continue ligado que, em breve, postarei mais aventuras sobre o outro lado do mundo!!

Dri, quem editou o vídeo foi o Paulo e a música tb foi escolhida por ele!! Se quiser umas dicas é só falar!! Beijos.

isabella saes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscilla Castro disse...

OI Isabella!
Nossa o melhor de tudo foi a narração do seu marido, noooossa!!!!

Mas na boa, que lugar hein!!! E eu achando que Rio de Janeiro era um caos!

Anônimo disse...

OLÁ ISABELLA!
Desejo a você e a toda essa galera que frequenta seu blog, um feliz natal e um ano novo muito legal!
Tudo de bom pra todos!

isabella saes disse...

Pois é, Pri! Meu marido é uma figura... Morro de rir com ele!

Juca, faço minhas as suas palavras: desejo tudo de melhor a cada um dos leitores do "Mente Inquieta" e suas famílias, um ano novo cheio de realizações e um Natal cheio de paz e amor! Grande beijo.

Unknown disse...

Rs...morri de rir com o vídeo! E imagino as caras de vocês nessa corrida-maluca!rsrsrs
Aliás, como é que o chinês conseguiu desviar dessa quantidade de carros com os olhinhos tão pequenininhos, hein???rsrsrs
Bjs, Belaa!

isabella saes disse...

Eu não sei como é que esse chinês conseguiu é dirigir a motoca velha. Que aventura!!!! Vc andava sumido por aqui... Cadê o chopp da galera?? Beijos.

vanda viveiros de castro disse...

Muito bom, Bella, você está diplomada para andar de riquixá...na India! Pode ter certeza que é uma aventura ainda mais emocionante, e em alguns lugares, a única opção, sem jeito de escapar! Para ver em movimento, só mesmo no ar, no dia 16, mas eu ainda consigo dominar a arte de blogar como você! Beijos, Vanda

isabella saes disse...

Estarei ligadíssima no Globo Repórter do dia 16! Agora vc me deixou com mais vontade ainda de ir pra Índia!!! Quanto à arte de blogar, é fácil postar o vídeo. Agora, editá-lo... Aí é com o maridão!! Beijos e obrigada pela visita.