quinta-feira, janeiro 29, 2009

Angelina Jolie do Oriente




Atendendo a pedidos, cá estou eu a falar sobre a China de novo. O que me parece muito bom. Afinal, recordar é viver.

No ano em que eu nasci, 1976, a China começava a se abrir para o mundo, em decorrência da morte de Mao Tsé-Tung. Muitas mudanças ocorreram nos cenários agrícola, industrial, militar e tecnológico para proporcionar ao país desenvolvimento econômico e humano também, por que não?! Bom, onde quero chegar com essa introdução que mais parece uma dissertação de mestrado?! No turismo. Sim, porque uma das consequências dessa abertura da China para o mundo foi permitir a entrada de estrangeiros no país. Mas isso foi se dar, de fato, na década de 90. Até então, havia poucos ET's na capital chinesa e a vida deles era completamente separada da dos habitantes locais.

Corta.

2008. Há quarteirões em Beijing onde se vê mais "laowai" do que gente de olhos puxados. Os turistas brotam das estações de metrô, de dentro dos táxis, dos hotéis e de monumentos que mais parecem ter saído de um filme de Zhang Yimou ( "Lanternas Vermelhas"). O mundo, definitivamente, voltou seu olhar para a China e parece manter firme o foco até agora. 

O mais interessante é que, até ir pro outro lado do mundo, eu só tinha visitado lugares onde sempre foi muito fácil não dar pinta de gringa. Na Europa, na América do Norte e na América do Sul, pessoas com meu tipo físico disfarçam bem e andam pelas ruas como se fossem locais. Se a língua não for uma barreira, então, melzinho na chupeta. Agora eu pergunto: e na China, meu amigo, como é que a gente faz? Não faz. Não há como disfarçar. Nem adianta tentar. Somos fisicamente diferentes, falamos línguas inimigas e até gesticulamos de formas opostas. Quer um conselho? Relaxe e aproveite a experiência. Mulheres loiras, de olhos relativamente claros e pele branca são consideradas atrizes de Hollywood por lá, praticamente irmãs de Angelina e Brad. A quantidade de vezes em que fui abordada na rua para tirar fotos é digna de entrar pro Guiness. E dizem que a foto vai parar na mesinha de cabeceira, na cômoda, enfim, em qualquer lugar de muito destaque na casa dos chinas. Só vivi algo parecido quando cobri o Rally Internacional dos Sertões e fui para regiões muito remotas do nosso Brasil, onde crianças vinham tocar em helicópteros - e em mim - para saber se éramos de verdade. Mas, na China, sei lá, a coisa parece tomar outra proporção. 

Agora me diz, vai: é ou não é incrível saber que a uma hora dessas uma família inteira de pequineses toma café da manhã olhando para a fotinho dessa "laowai" de mente inquieta?! Que o menino que sonha ser engenheiro estuda ao lado da figura de alguém que ele mal conhece, que os amigos jantam sob o olhar de uma brasileira que um dia se aventurou em terras distantes e disse "sim" a um singelo pedido para tirar uma foto. Voltei ao Brasil com um pedacinho da China e, de certa forma, a China ficou com uma pequena parte de mim.

42 comentários:

Carlos Henrique disse...

Oi Isabella!

Seu texto me fez lembrar do personagem de Brendan Fraser em "De Volta para o Presente", quando o filho do casal é obrigado a sair do abrigo nuclear após 35 anos.
Parece que os chineses foram libertados de um abrigo gigantesco, e estão maravilhados com as diferenças físicas e culturais do mundo ocidental.
Quando eu me deparar com turistas chineses aqui na minha cidade, vou pedir para tirarem muitas fotos comigo e observar o comportamento deles. O problema é que terei a impressão de ter um monte de fotos repetidas, pois eles são todos muito parecidos.

Suellen Analia disse...

Nossa, que incrível!
Parece até que os chineses viveram exilados durante um bom tempo e, quando finalmente resolveram abrir as portas pra eles, ficaram todos maravilhados!
Ñ sei, mas me fez lembrar do filme "Adeus, Lenin!", só que ninguém fez ou faz com que os chineses acreditem que tudo está como era antes, ao contrário, muita coisa mudou.

Grande beijo, Bella!
ps: como foi se sentir uma atriz de Hollywood por algumas semanas? rs
Adorei as fotos!

isabella saes disse...

Bem lembrado, Carlos!! E eles são mesmo muito parecidos. Pra nós, ocidentais, é difícil ir a uma loja, ser atendido por um vendedor e depois ir procurar o mesmo vendedor e acertar. Missão para poucos!

Suellen, querida! Vc e Carlos estão cinematográficos!! Eu simplesmente adoro esse filme, é uma preciosidade! Respondendo a sua pergunta: no início foi estranho, mas depois eu estava era gostando muito dessa abordagem um tanto quanto estranha pra nós. Beijos.

Amanda Hora disse...

Uau! Ou seja, quer se sentir famosa, vá a China! hahaha

Beijos!

Florenza Monjardim disse...

Belíssima... vc fala no seu texto do filme Lanternas Vermelhas. Acho que esse é um dos mais belos filmes que vi... Imagino vc desfilando por lá, poderosa com esse rostinho lindo que tem. Usou e abusou do charme por lá, hein? Não tem dia de noiva que pague! rsss... bjim

Suellen Analia disse...

Deve ter sido bem legal essa experiência! É como eu, ouvinte do Blush: adoro vc, ou pelo menos os seus trabalhos, sem te conhecer pessoalmente. Enquanto eles, mal sabem que vc tem esse programa aqui no Brasil, e já ficaram encantados!
Queria trocar de lado, mas sabendo da sua "existência" por essa terra ocidental!

Grande beijo.

isabella saes disse...

É mais ou menos isso, Amanda! É por aí...

Florzinha, se eu tivesse usado e abusado do meu charme por lá, acho que eu levaria um beijo de um chinês no meio da rua. Na verdade, eu andava era bem mulambenta pra cima e pra baixo, suando em bicas e mesmo assim os chinas - homens, mulheres, idosos, crianças e afins - ficavam muito curiosos com a minha figura...

Suellen, querida! Quanto carinho. Obrigada! Sabe que eu achei muito curioso ouvir rádio na China?! Os táxis ouvem uma estação em que um cara fala a maior parte do tempo, não tem música, deve ser rádio de notícias. Mesmo sem entender nada e com uma leve desconfiança de que aquilo era chato demais, eu conseguia me deixar embalar pela musicalidade do mandarim. Uma "diliça"!!

Gabriel Cavalcanti da Fonseca disse...

Pintou e bordou, né Isabella Jolie?
Tem certeza que você não voltou com nenhum chinesinho escondido na necessair, seguindo os passos da sua prima mais famosa? rs
Imaginei uma cena com você dando papinha pra um bebê de olhinhos puxados escondido na gaveta da cômoda enquanto o maridão escova os dentes distraído. hehehe
Engraçado a sua vocação pra coisa (a coisa, no caso, as abordagens da vida pública, não a criação de chinesinhos. Apesar de eu achar que vc tem vocação pra isso também) Considerando o carinho e paciência com que vc trata cada pessoa que te aborda, os chineses devem ter se sentido encontrando uma Angelina muito mais simpática. :)

Beijos

Suellen Analia disse...

Acho que se eu tivesse escutado rádio na China, ia me sentir a pessoa mais ignorante do mundo! rsrs Ia imaginar que o cara estava me passando milhares de informações e ñ estava conseguindo captar nenhuma delas! Ia me dar crise! hahaa
A musicalidade do mandarim é gostosa, mesma. Já ouvi algumas vezes. Eu só acho que perde para as músicas celtas! Adoro! Já ouviu?
Beijos!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Que fotos otimos Amiga!
Eles deve ja sabiar o que vc foi filmando "Lara Croft In The Land Of The Rising Sun: Tomb Raider 3"! rsrsrs - esse deve sendo uma cena onde vc foi pulando e correndo no Great Wall of China!

ou vc foi la para adotar mais um bebe? deve tinha uma menininha de la ne?! ;)
Mas falando serio eu acho eles deve já conhece a nossa Isabella Saes atras do site do Paradiso FM... no final pode ouvir Hora Do Blush em qualquer lugar do mundo!!

Quando vc vai lançar esse sua novo filme de Lara Croft eu quero um convite para o pre-estreia e a festa "post-show" ta?!

Beijos!

isabella saes disse...

Gabriel, querido!! Quer dizer que levo jeito pra coisa?! Haha... Pois concordo com vc até quando diz que eu levo jeito tb para as crianças. Eu adooooro!!! Aliás, adorei a cena!! Bom, quanto ao fato de ser uma Angelina mais simpática, acrescento que devo ser uma Angelina bem mais pobre tb. Não de espírito, de bolso mesmo... Valeu pela visita. Passei lá, mas não tinha texto novo. Snif...

Oi, Suellen, eu tenho um CD de música celta. Adoro!

Haha! Brit, vc é uma figura. Que imaginação fértil!! Isso é típico de nós que gostamos de cinema. E já que falamos no assunto, fui ver "Revolutionary Road". Muito bacana. E o Di Caprio está incrível!! Valeu pela dica, querido!!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Hehe!!
e falando do dicas meu amiga eu tem mais uma:
"Gran Torino" do Clint Eastwood!
Com certeza esse filme foi o melhor eu ja vi por muito tempo!
Eu ja escreveu um post sobre ele em meu blog...
Amiga vc preciso ver esse filme!! (mas nao ler nada sobre ele no internet... assim ficar muito melhor quando vc assistir! pq na net tem muitos "spoilers"!)
Bjs!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá isabella!
Eu vi uma reportagem, numa certa ocasião, sobre a China, em que se falava que na Grande Muralha se ouve vozes e gemidos de antigos guerreiros que morreram nas batalhas que se travaram ali, principalmente durante a noite. Alguns turistas, inclusive, disseram ouvir algumas coisas. Você teve essa experiência, por acaso?
À propósito, sou mais você do que a Angelina Jollie!
UM ABRAÇO!

isabella saes disse...

Dear friend, pode deixar que vou ficar ligada naquele assunto e qualquer coisa que saiba, te falo. Desde já te desejo boa sorte, mudar é sempre muito saudável!! Pois é, me falaram sobre o Gran Torino, estou curiosa!!

Oi, Juca! Não ouvi nada, não. Não acredito que perdi a oportunidade de ver um filme de terror em plena muralha... Fica pra próxima! Opa! Tô ganhando da Jolie, que beleza!! Hehehe...

Priscilla Castro disse...

Que interessante Isabela!!
Amei seu texto e mais essa curiosidade.

Beijos!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Hi Dear Friend,
Valeu mesmo!! ficou muito grato amiga!
e verdade mudar sempre e otimo! nossa eu já mudei para muitos lugares na minha vida! Tô quase um cigano! - agora cigano internacional! kkkkkkkk! :D
Beijos!

Suellen Analia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suellen Analia disse...

Oi, Isabella!
Vim aqui só pra te fazer uma pergunta, ou então, vc pergunta ao Lula Vieira! rsrs
Eu fui assistir "O Curioso caso de B.B.", e fiquei curiosa pra assitir "O Leitor". Daí, acabo de chegar da livraria, onde encontrei "O Leitor". Quase comprei. Mas antes, tava querendo saber a crítica de alguém sobre esse filme/livro.
Vc sabe alguma coisa?
Será que a Dri sabe?


Beijos!

isabella saes disse...

Valeu, Pri! Volte sempre.

Suellen, eu não vi o filme ainda e tb não li o livro. Mas, a crítica é unânime: tanto o filme quanto o livro são ótimos! De repente, quem pode te ajudar é o The Brit!!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Haha valeu Isabella! ;)

Suellen: eu ainda não vi "O Leitor" mas tô louco para ver o filme! eu já vi "Revolutionary Road" e adorei!!
Mas olhar só eu falou com meu ex-colego (quem e um jornalista de filmes) la em Inglaterra pelo MSN... ele já assistiu e me falei o que o filme realmente e otimo! (ainda melhor do Revolutionary Road!) e os atuações de Kate Winslet e Ralph Fiennes e genio! alem do fato o que ele falou o que a historia realmente e lindo e tocante.
Com certeza esse ano "The Oscar goes to" :Kate Winslet, a Inglesa do ano!

Quando "The Reader" estar lançado aqui no Brasil esse sexta-feira (6 Fevereiro) eu vai ficar no frente da fila! ;)

Beijos!

OBS: Até momento tô lendo o livro "The Boy In The Striped Pyjamas" - tô gostando muito! a historia e muito bonita e agora eu quero ver o filme do livro!
um dica otimo para quem gosto livros tipo de "O Caçador De Pipas"!

Suellen Analia disse...

Valeu, The Brit!
Amanhã mesmo comprarei o livro!

Isabella, desculpa por usar seu blog pra trocar uma ideia com seu amigo! hahahah

Beijos.

Amanda Hora disse...

The Brit, que coincidência vc flar do livro "O caçador de pipas"! Eu comprei outro dia... sei que estou bem atrasada, mas ele tah na fila aqui pra eu ler. rsrs
Vou anotar sua dica tbm. ^^

É verdade, faço minhas as palavras da Suellen, desculpa por usar seu blog pra trocar uma ideia com seu amigo hehe

Bjoss pra vcs!

isabella saes disse...

Queridas, sintam-se à vontade. É para isso que serve esse espaço! Beijos.

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

rsrs Desculpe Isabella! sou tirando sua espaço aqui!
mas que otimo o que ainda tem pessoas quem gosto muito os artes ne?! - cinema, livros, teatro... coisas muito muito importante!
Beijos e um boa noite amiga querida!

Marco disse...

Êba! Mais China!
Eles pediram para tirar sua foto? Mas claro! Você é linda para caramba! Na China tem muito dragão. Sério! A gente vê nos filmes, viu nas matérias que fizeram na Olimpíada. Eu, pessoalmente, acho a chinesa feia feito o Cão chupando pirulito de escorpião. Acho que os homens chineses tambémacham isso, pois niqui eles botaram os olhinhos puxados numa beldade (que é bela em qualquer país ou lugar do globo) brasileira que nem você, caíram de quatro. Você acha que eles tiram foto de qualquer mulher ocidental? Duvido. Manda uma loura tribufu daquelas que espantam criancinhas para lá para ver se eles fotografam. E se fotografarem, é para publicarem no poster central da revista Armas de Fogo. Achei lindo o seu texto e fiquei mesmo imaginando que em alguma casa ou várias casas de Pequim existe uma foto da nossa Isa, a Bela emoldurada, inspirando jovens rapazes e despertando inveja em barangas da terra de Mao, Confúcio e das bugigangas de 1,99. Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida. (E pode escrever mais coisas sobre a sua viagem à China!)

Anônimo disse...

Olá Isabella!
A editora Guemanisse vai me mandar de cortesia um exemplar do livro Narrativas e poéticas. Vou conhecer seu talento literário e certamente ficar ainda mais seu fã.

Fique com Deus!

Suellen Analia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suellen Analia disse...

Bella, será que alguém pode pegar o DVD pra mim lá?
Não vai ter como eu buscar!

Beijos.

isabella saes disse...

Marco, querido! Seus comentários são impagáveis. Pode deixar que, em breve, tem mais China por aqui!!

Oi, Juca! Que legal! Depois me conta o que achou do "Boneca Russa".

Oi, Suellen! Acho meio arriscado alguém guardar pra vc. Na verdade, o melhor a fazer é entrar em contato com a pessoa da produção e comunicar que vc não vai poder buscar amanhã. Aí, combina direitinho o dia pra passar lá. Se vc tiver alguma dificuldade de encontrar a pessoa, me avise por aqui, que entro em ação!!

Suellen Analia disse...

Valeu, Bella!
Então, meu pode só poderá pegar pra mim na segunda. Eu mandei e-mail pra lá, mas não sei até que horas de amanhã vão me responder.
Você pode fazer esse favor pra mim?
Qualquer coisa, meu pai leva os meus documentos na segunda.
Diga que eu moro em Cabo Frio!

ô, caos! haaha

beijos e obrigada!

Suellen Analia disse...

Opa! Desconsidere e msg aí de cima!
Além de ter escrito em outra língua, não vou precisar mais! hahaha
Um amigo meu conseguiu pegar pra mim!

Valeu, Bela! Beijos.

Adriana disse...

adorei. aliviou meu mau-humor. (não farei a brincadeira do com hífen ou sem hífen...)

beijo.

isabella saes disse...

Minha querida e amada redatora, sorria meu bem, sorria!! Grande beijo e vamos marcar o nosso almoço!

Sergio Brandão disse...

Isabella, mais um post apaixonante sobre a China!!! E, de tudo, o que mais gostei foi da forma como você terminou o texto, dizendo que certamente "eles também ficaram com uma parte de você"... Bonito isso! Potencial ou capacidade de doação 10! (filosófico demais, não?!? rs).
Hoje falei sobre você com Alessandra e a sogra dela... Perguntei até pelo (adorável e risonho) primo Francisco e me disseram que a avó dele havia falecido... Meus sinceros sentimentos! E, pelo o que pude perceber, a mãe do Eduardo é mais uma integrante do seu fã clube!
Valeu pelas últimas visitas lá no "de4"!!! E muito chique essa história de passar o réveillon lá no Forte de Copacabana!... Beijossss

isabella saes disse...

Pois é, Serginho, minha tia, a avó do Francisco, faleceu. Na verdade, ela descansou, prefiro pensar assim. E a Tia Betinha, sogra da Alessandra, é uma tia muito querida tb!!! Que bom que vc esteve com elas. Quer dizer que vc gostou do final poético do meu texto, né?! Hehe... Confesso que tb me emocionei. Então um beijo grande pra vc e ainda estou esperando aquele chopp da galera, hein!!!

Suellen Analia disse...

Pô, Isabella! Vocês me chamaram de sem vergonha! Que isso!!! hahahaha
E ainda revelaram a minha identidade! rsrsrs

Beijos, querida!

Amanda Hora disse...

hahaahha Eu ouvi, Su! Eu quando dá mando um monte de besteira pra lá, mas minha identidade só foi revelada algumas vezes ahaahah

Bjoss meninas!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Olá Isabella!
Valeu por aquela dica! Acabei de escrever um conto e já vou mandar para um concurso.
Você já deu uma olhadinha no site da editora Rocco? Tem um link com o regulamento para novos autores. Eu já estou preparando uns textos.
Obrigado!
Tchau! Fica com Deus!

isabella saes disse...

Oi, Juca! Que dica bacana! Vou lá conferir. Obrigada!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Hi Dear Friend,
Chegou aqui em um cyercae durante meus ferias e decidiu para mandar uma mensagem pra vc!
Ontem eu assistiu "O Leitor" no Roxy e gostei muito! Mas e um filme muito pesado, triste, mas ainda assim foi otimo e os atuações do Ralph Fiennes e Kate Winslet foi otimo! Agora eu tem certeza absoluta o que ela vai ganhar o Oscar...
Agora eu quero ver "Duvida" e "Valkyrie"...
Beijos!