segunda-feira, outubro 13, 2008

Chinglish


Quando se chega a Pequim, o que logo chama a atenção é a quantidade de anúncios, placas e cartazes que para nós, ocidentais, não querem dizer absolutamente nada. Impossível entender o mandarim. Quem viu "Encontros e Desencontros", da Sofia Coppola, consegue ter uma idéia do que é estar num país onde se usam ideogramas no lugar do alfabeto romanizado. O filme se passa no Japão, mas em termos de compreensão da língua, não deve fazer a menor diferença estar no Japão ou na China, para aqueles que não têm olhos puxados. Nem tente gravar algumas palavras antes de sair do seu país, vai ser tempo perdido. Descobrimos que a língua ainda é uma barreira por lá. Uma barreira não. Uma muralha, pra combinar melhor com o país em questão. Depois que a China se abriu para o mundo, na década de 70, iniciou-se um lento processo de aprendizado de inglês. E, com a proximidade das Olimpíadas, os chineses correram para as salas de aula para aprender o idioma o mais rápido possível. "Segundo o Ministério da Educação da China, mais de cem milhões de chineses estudam inglês hoje no país nas escolas de ensino básico e intermediário. Essa estatística não inclui os cursos de inglês privados, nos quais se estima que cerca de 50 milhões de pessoas estudem." (trecho retirado do livro "Um Brasileiro na China", de Gilberto Scofield Jr., outro título imperdível para quem quer entender um pouco mais sobre a China)

Tudo bem, eles estão cientes de que é muito importante aprender o inglês e estão se esforçando bastante. Mas, ainda é muito difícil travar um diálogo na China. Às vezes é necessário recorrer à linguagem de sinais e, mesmo assim, você perde um tempo precioso para entender se as duas partes falam sobre o mesmo assunto. Foi complicado saber onde se comprava um shampoo, achar o endereço de um restaurante com o auxílio de um taxista prestativo, saber se estávamos comendo carne ou frango e comprar ingresso para entrar no "Ninho do Pássaro": num guichê onde se lia "information", a equipe estava disponível para dar qualquer informação... em chinês.

Aí, chega uma hora em que você quer mesmo é achar uma placa, com símbolos universais, para sair de lá dizendo que pelo menos alguma coisa deu pra entender. E achamos! Mas, para nossa decepção, não conseguimos decifrar nem a placa de trânsito (foto acima)... Seria "seu carro não pode pegar fogo aqui", "é proibido botar fogo em carros na China"...??? Quem dá mais?
 

33 comentários:

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Hi Dear Friend!
Wow it must have been very frustrating to be in such a strange land where nobody understands what you are asking or what you need!
This must be one of those moments when you just want to stand in the middle of a multitude of people and shout: "Please God just send me someone that can speak my language!!"

As for the street sign... who knows?! but one more example could be: It is prohibited to light fireworks on the tops of cars
hahaha
Speak soon!

isabella saes disse...

You're right, my friend! Sometimes i wanted to shout!! But, the chineses they are so kind and nice that you give up to shout or anything like that. I liked your version to the street sign, but i'm still curious about the meaning of it... Take care!!

isabella saes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vanda viveiros de castro disse...

Oi Bella,
Que bom, belos registros de viagem!
E suas impressões coincidem bem com as minhas, não há como não se incomodar com o peso da poluição no céu - a paisagem na janela na minha primeira manhã chinesa parecia Blade Runner... mas o maior choque sem dúvida é o da língua, acho que é o que mais distingue o Oriente do Ocidente. Mesmo que não se fale a língua em algum país do lado de cá, alguma coisa se entende, mas na China, como no Japão, ficamos mesmo sem nenhuma pista. O que faz o filme da Sofia Coppola mais delicioso. Bjs! Vanda

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Hi Isabella!
I actually think that the sign means
"No Explosives or Ignitable Fluids Allowed"
as we have a road sign rather similar to that one in the U.K. actually...
Beijos!

maker disse...

olá isabella, tudo bem? sei que teve ótimas férias, segue um livro de ivo patarra pra vc degustar, bjs.
passei rapidinho aqui, não estou mais correndo, agora estou voand.....

http://www.escandalodomensalao.com.br/o-chefe/capitulo/1/index.html

clacla375@yahoo.com.br

Carlos Henrique disse...

Adaptando um velho ditado...”Quem tem boca vai a Roma, Mas não vai à China”. rsrsrsrsrsrs
Um Abraço a Todos!

isabella saes disse...

Vanda, que bom ter você aqui!! Nossa, como não pensei nisso antes? Mais do que George Romero, a Pequim poluída lembra Ridley Scott em sua mais plena forma! Obrigada pela visita, querida!!

The Brit, acho que agora tá ficado quente...

Maker, já dei uma olhada por alto e vi que tenho que preparar o meu estômago para ler a sua indicação. As trapalhadas de nosso governo são como um filme de terror - dos mais trashes, Obrigada!

Carlos, quem tem boca até que vai à China, mas isso não é garantia de grandes diálogos... Hehe...

Gabriel Cavalcanti da Fonseca disse...

Muito bom o post!
Lembrei de um monte de placas loucas que vi acho que no blog do André Dahmer, mas não tenho certeza. Vou tentar achar pra te mostrar.

Beijo

Suellen Analia disse...

Oi, Bella!
Muito legal esse post.
Já vi que propaganda não falta por lá, né?
Elas devem ser ótimas... para eles, é claro! rs

Quanto a essa placa aí... Sei não, hein!

Todas as suas sugestões, foram boas... Mas, eu sugiro: proibido fazer sexo no carro?


hahahahahhahahahahaha


Beijos, Bella.

Unknown disse...

Nhé! Moleza! "Proibido o trânsito de carros-bomba" ou, talvez: "Proibido fazer queima de fogos de artifício no porta-malas do carro"...
Pô, Bella! Como vocês deram um mole desses?rs
Bj!

Carlos Henrique disse...

Proibido colocar fogo no carro...

isabella saes disse...

Aqueles que têm blogs sabem: uma das melhores sensações que um blogueiro pode ter é a de que seu mais recente "post" fez com que seus leitores pensassem, pesquisassem e usassem a criatividade! E isso aconteceu por aqui! Estou adorando as suposições sobre a placa, mas nenhuma conseguiu me convencer ainda... Quem dá mais, quem dá mais???!!!

Marco disse...

Minha querida Isa, a Bela, eu nem sei o que faria num lugar em que eu não tivesse a menor chance de me comunicar com os outros. Se eu acho meio complicado ir até a República Tcheca, imagina na China. Você o seu marido foram muito corajosos em encarar uma aventura chinesa sem guia ou coisa que o valha. Quanto à placa... acho que é por conta de barulho de escapamento de carro (vai saber...)
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

isabella saes disse...

Fomos mesmo, Marco. E nós, malucos que só, queremos voltar. Agora, para o interior, onde as barreiras de língua, higiene, etc. são ainda maiores... Vai entender a cabeça desse povo que gosta de aventura, né?! Um beijo, querido!!

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Oi Isabella!
Tem mais uma para placa:
"Estar altamente proibido de peidar dentro do carro" rsrsrs
Beijos Amiga!

maker disse...

querida isabela são proibidas "explosões" de raiva, ira, aquilo que acontece aqui no rio e no transito de sao paulo, talvez pq eles não tenham a hora do blush por lá. bjs

isabella saes disse...

Mas os meus leitores estão ficando cada vez mais criativos!!

The Brit, vc se superou nessa! Adorei!

Pois é, Maker, eles não têm mesmo. E nada parecido. As rádios lá são muito estranhas. Fica um locutor falando sem parar, sem bg, sem nada, por horas a fio. Um tédio... Bom, quanto ao conteúdo, aí eu não posso opinar... Gostei da sua suposição, hein. Tá ficando quente...

Anônimo disse...

"Os ponteiros do relógio percorrem 360º, vinte e quatro vezes por dia, e ela não pára. Assim é a minha mente, inquieta!"

Nos falecidos relógios de ponteiros, os ponteiros da hora só percorrem 360° uma vez em 24h...

Sou seu fã desde pequeno!

Rogério

Carlos Henrique disse...

Acredito que a placa indica que nesse local, o carro não pode passar com o bagageiro muito cheio, pois poderia pegar no arco que está ao fundo.
Chutei!

isabella saes disse...

Rogério, vc não tem idéia de como eu ri com seu comentário! Meu blog existe desde 2005, com essa frase. Ninguém, inclusive eu, claro, percebeu que escrevi uma bobagem sem tamanho!!! Hahaha!!! Adorei o seu comentário e ele só me faz reafirmar a idéia de que não sou boa de conta! É por isso que escrevo... Seja sempre bem-vindo por aqui!

Carlos, sua criatividade está me deixando muito bem impressionada!!! Hehe...

maker disse...

apenas uma lembrança para louras que acabaram de fazer permanentes exóticos - é proibido abrir o teto solar.
Pq as louras?
Pq são meio desligadinhas. bjs

Anônimo disse...

OLÁ ISABELLA!
NA MINHA OPINIÃO A PLACA SIGNIFICA:
PROIBIDA A ENTRADA DE TERRORISAS!
UM ABRAÇO PRA VOCÊ E MAIS SUCESSO PARA O SEU PROGRAMA E DA LUÍZA SARMENTO.
JUCA CAVALCANTE

Anônimo disse...

RETIFICANDO:
TERRORISTAS

isabella saes disse...

Hummm... Juca, mas será que terroristas respeitam placas? valeu a contribuição, mas continuo injuriada com essa questão...

Carlos Henrique disse...

O aviso indica que nesse local, existe um risco de dano ao veículo provocado por elemento químico ou incendiário.
Você é conhecedora do significado da placa?
Ao final dessa gincana chinesa, teremos uma resposta?

isabella saes disse...

Carlos, dessa eu gostei muito, acho que é por aí!! Hummm... Lamento informar, mas eu não sei o significado real da placa. Estou muito curiosa pra saber, por isso pedi a ajuda dos leitores!! Hehe...

Suellen Analia disse...

Ué... E eu pensando que vc sabia o significado, e só estava brincando conosco!

Ah, Isabella! Vc não é mole, não! rs
Um beijão!

Suellen Analia disse...

Você até mudou o "título" do seu blog, devido ao comentário do Rogério... hahahaha Acho que ninguém tinha reparado nisso mesmo...
Estranho...Nem o seu santo marido? hahahahaha

Um beijão, Isa!

isabella saes disse...

Hahaha!!! Nós não conseguimos decifrar tb... Quem dá mais, quem dá mais? E quanto ao texto de abertura do blog, santo Rogério!!! Foi o único que percebeu...

Anônimo disse...

Acho q é "Proibido veículos com sirene"Tipo ambulância, polícia, etc.)
Voltar à China??? Vcs são loucos! Q bom q vc relata eheheh vc e a Vanda, blogueiras das quais sou fã. Viajem e compartilhem conosco. Mesmo as paradas mais asquerosas soam maneiríssimas. E o vídeo, humpf, vc é doida! Mas vlw o risco! Bjs, Bella :)

isabella saes disse...

Selminha!!! Adoro suas visitas!! Venha sempre, viu?! E vc está me devendo aquele e-mail com as novidades!!! Bom, quanto às viagens esquisitas para o fim do mundo... Tô dentro!!! E pode deixar que vou postando tudo aqui. Aceito sugestões para o meu próximo destino. Beijos!!

Sergio Brandão disse...

Isabella, não consegui mesmo levantar nenhuma hipótese crível e inédita, ainda mais depois de ler todas as idéias deixadas aqui... E, nesse caso, achei ótima a adaptação daquele velho ditado, feita pelo leitor "Carlos Henrique – Petrópolis": "Quem tem boca vai a Roma, mas não vai à China”. Muuuito boa!!! rsrs Bjsss.