quarta-feira, outubro 08, 2008

Sol tímido



Entre as 20 cidades mais poluídas do mundo, 16 estão na China. Nada menos do que 400 mil pessoas morrem prematuramente de doenças causadas pela poluição, que gera um prejuízo de mais de U$ 200 bilhões ao ano para a economia do país. Eu não acreditei até ver com meus próprios olhos. A névoa espessa, que encobre o céu de Pequim e faz com que o sol pareça tímido e envergonhado, causa indignação. Sim, há dias em que se consegue ver o céu azul, sem nuvem alguma, mas também há momentos em que a impressão é de que São Pedro - que em chinês deve atender por Xing Tang Kung ou algo parecido - está providenciando muita chuva. E não está! Os olhos ardem e, quando a neblina está baixa, a impressão é de que todos somos parte de um filme de zumbis à la George Romero. Saí de Pequim com inúmeras sensações, mas uma das mais fortes foi de que a cidade grita em silêncio por um ar mais puro e pulmões mais saudáveis.

10 comentários:

® ♫ The Brit ♪ ® disse...

Querida amiga,
Nossa! eu nao sabe o tempo foi assim la na China!
Zumbis Chineses! somente pensando neles dar um susto! rsrs
Tenho pena para pessoas quem vive sem o sol dourado e forte, ceu azul e ar puro como nos tem aqui!
Com certeza vc deveria voltou para Brasil querendo ver um "Dia Carioca" mais uma vez!
Beijos e aguarde mais textos suas!

isabella saes disse...

Na verdade, no fim da viagem, eu queria mesmo é voltar para comer um arroz fresquinho com feijão e farofa!!! Gosto de céu azul, mas tb não tenho nada contra dias nublados. O problema é que o que causa o efeito do dia nublado em Pequim é a poluição... Take care, my friend!!

Carlos Henrique disse...

Oi Isabella,
Você é realmente uma pessoa muito querida e eu estou muito feliz com o seu regresso. Espero que essa viagem tenha sido muito especial para você e para seu marido.
Em relação ao post, o grande problema é que o planeta paga por esses países irresponsáveis.
Em meio a muitos problemas que passamos aqui no Brasil é justo dizer que tanto o governo, quanto a população, vem se empenhando para diminuir as agressões contra o meio ambiente.
Tenho visto muitas fabricas tratando e reaproveitando a água utilizada nos processos, filtrando os gases emitidos na atmosfera, reciclando materiais, descartando de forma adequada os materiais poluentes.
Não somos uma perfeição em relação ao trato ambiental, mas dentro do possível estamos tentando. Países como a China, USA entre outros, ficam arrumando desculpas para fugir das responsabilidades, se ausentando dos tratados ecológicos em nome do poder comercial.
Os preços dos produtos fabricados nos países que destroem a natureza, são valores ilusórios, que serão convertidos em prestações que não poderemos pagar. Se a irresponsabilidade continuar, chegará um dia em que o sol não nascerá para todos.

Ah!! e os escorpiões? ví a foto, tem que ter muita coragem.

Um Abraço a Todos!

Marco disse...

Pois é. A gente viu na transmissão da Olimpíada.
Mas e aí?
Você comeu escorpião ao alho e óleo no espeto? E churrasquinho de cavalo-marinho? E picanha de cachorro?
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

ParaTodos disse...

Pois é Isabella, esse é o resultado do acelerado crescimento da China, festejado como uma meta a ser seguida por outros países, como o Brasil. Por que eles crescem 10% ao ano e nós não? Mas a pergunta certa é: a que preço??
Bjs.

isabella saes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
isabella saes disse...

Carlos, quanto tempo!! Que bom que vc está de volta ao blog, tb fico muito feliz com isso!! Vc está coberto de razão: chegará o dia em que o sol não nascerá para todos. Mas, ainda tenho esperança de construir um mundo de ar mais puro para meus filhos e netos!! Quanto aos escorpiões, aguarde! Estou preparando um post apetitoso...

Marco, leia as palavras acima e fique curioso... Hehehe!

Janaína! Gostei muito do seu blog e vou passar lá com mais calma. Quanto a sua pergunta, ela faz todo o sentido do mundo. Vou procurar aqui nos meus estudos sobre a China um artigo que responde a sua pergunta. É muito bom e vale a pena ser lido!! Beijo e seja sempre bem-vinda!!

isabella saes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Priscilla Castro disse...

A parte que mais me chamou a atenção no seu texto foi "os olhos ardem" . Como pode se viver em um lugar assim?Eu logo penso, que aqui no Brasil com minhas alergias respiratórias tenho dias de cão, imagina num lugar desses?
Você Pôde viver isso tudo.Mas me diga, valeu a pena?

isabella saes disse...

Oi, Pri, posso te responder com "catiguria" que SIM, valeu muito pena. É incrível estar num país em que nada lhe é familiar. Beijos.